Porto do Itaqui discute novos projetos de expansão
maio, 26, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202324
A participação do Porto do Itaqui na AgroBalsas 2023 foi marcada por ações estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão por meio da cadeia produtiva de grãos, que movimenta soja, milho, fertilizantes e combustíveis. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, discutiu temas importantes para o fortalecimento do agronegócio no estado.
O evento teve como foco a integração das forças geradoras de desenvolvimento regional. Gilberto Lins recebeu homenagem da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN). A soja sustentável foi um dos principais temas discutidos, com destaque para a crescente demanda por certificações de origem da soja e o papel do Maranhão nesse contexto.
Durante o evento, foi reafirmado o apoio às ações que agregam valor à cadeia do agronegócio, como o programa Porto do Futuro, que visa apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico e pesquisas relacionadas ao universo marítimo, portuário e logístico. Também foi apresentado o projeto de criação do Clube dos Amigos da Terra do MATOPI, abrangendo os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí.
Além disso, o Porto do Itaqui recebeu a visita do diretor presidente da GEES S.A., José Antônio Gorgen, para discutir investimentos em um novo terminal de grãos e fertilizantes. Houve também a inauguração da Base de Distribuição de Combustíveis da Petrobahia em Balsas, o que fortalece a presença do Porto do Itaqui na região.
Esses resultados demonstram a importância do Porto do Itaqui para o Maranhão como hub regional e nacional para o transporte de cargas, especialmente grãos, fertilizantes e combustíveis.
-
Portos e Terminais
abr, 05, 2021
0
Docas do Rio divulga planejamento para os próximos três anos
-
Economia
mar, 21, 2022
0
Superávit da balança comercial chega a US$ 10,11 bilhões no ano, em alta de 43,9%
-
maio, 05, 2023
0
Cancelamentos superam vendas de milho nos EUA em 315,6 mil t da safra 2022/23, diz USDA
-
Aço e Alumínio
fev, 21, 2019
0
CSN lucra 370% no 4T 2018