Entregues primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes transportadas via corredor Arco Norte
jun, 16, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202323
Governo do Maranhão participou, nesta quarta-feira (14), da solenidade que comemorou o marco das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes transportadas no novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, à Palmeirante, no Tocantins.
O projeto é um investimento de cerca de R$ 400 milhões feito pelas companhias de soluções logísticas integradas e multimodais VLI e a COPI. Agora, o trem sai do Porto do Itaqui levando fertilizante até Palmeirante e volta trazendo grãos, logística que vai dinamizar o setor agrícola de toda a região.
A celebração aconteceu na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e contou com a presença dos governadores dos Estados do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França; do CEO interino e diretor-executivo Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da VLI, Fábio Marchiori, e do CEO da COPI, Guilherme Eloy.
Para o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, a integração de um porto público com a capacidade e eficiência do Porto do Itaqui com o novo corredor ferroviário vai trazer crescimento para todo o País.
“Além de muito bem gerenciado, o Itaqui tem um calado que outros portos não têm, com profundidade natural, o que o torna um porto com vocação para o carregamento e descarregamento de minérios, combustíveis, grãos e fertilizantes em grande escala”, detalhou o ministro.
Novo Corredor Arco Norte
O novo corredor ferroviário tem a capacidade de movimentar até 1,5 milhão de toneladas de fertilizante por ano, suprindo a demanda crescente pelo insumo no Arco Norte do país. Testes operacionais foram realizados no final de 2022, e em 2023, mais de 100 mil toneladas de insumos para fertilizantes já foram transportadas. O Corredor Arco Norte foi projetado para atender produtores situados no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.
Veja abaixo as importações brasileiras de fertilizantes entre janeiro de 2019 e abril de 2023, segundo o serviço de dados marítimos DataLiner.
Importações de fertilizantes | Jan 2019 – Abr 2023 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
O novo corredor logístico de fertilizantes é o primeiro passo para uma grande transformação regional, que culminará na criação de um grande polo industrial no Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), que possui área de cerca de 230 hectares, com possibilidade de arrendamento de terreno para players de fertilizantes, tradings de agronegócio e outros setores interessados em se instalar e operar no local.
-
Grãos
jul, 20, 2022
0
Soja: exportações do Brasil somam 5,025 mi de toneladas em julho
-
Portos e Terminais
jan, 22, 2019
0
Tecon Salvador movimentos de cabotagem aumentou 9% em 2018
-
Navegação
fev, 24, 2021
0
Log-In adquire novo navio porta-contêiner
-
Outras Cargas
jul, 13, 2021
0
Safra começa sob risco de falta de glifosato