Navio movido a metanol inicia rota pelo Brasil com a Cattalini Terminais Marítimos
jul, 03, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202326
O píer privado da Cattalini Terminais Marítimos recebeu na última semana o navio Stena Pro Patria, com um importante exemplo de sustentabilidade. Vindo de Trinidad e Tobago, o navio se destaca por utilizar o metanol como combustível, tendência que está tomando espaço na área marítima em substituição ao óleo combustível (derivado do petróleo), atualmente utilizado por 95% dos navios comerciais do mundo.
Um dos principais benefícios do metanol como combustível marítimo é seu perfil de baixas emissões. Em comparação aos combustíveis marítimos tradicionais, o metanol elimina dióxido de enxofre (SOx), óxido de nitrogênio (NOx) e reduz a emissão de material particulado em até 80%. O Stena Pro Patria faz parte de uma frota composta por seis navios da joint venture entre a Proman, produtora de Metanol, e a Stena Bulk. Essa frota é considerada “estado da arte” na utilização de metanol como combustível marítimo, deixando de emitir de cerca de 45.000 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a emissão provocada por 9.782 carros no período.
Para Amanda Berger, Gerente de Produto da Helm do Brasil, empresa importadora do Metanol, a chegada do navio movido a metanol é motivo de comemoração. “É uma inovação no mercado brasileiro e esperamos continuar recebendo navios movidos à metanol na Cattalini. Vemos que os pilares das nossas empresas estão muito bem alinhados, principalmente sobre o tema sustentabilidade. A Cattalini nos oferece um serviço de excelência, um exemplo para terminais do Brasil”, declarou Berger.
Com 186 metros de comprimento, o Stena Pro Patria atracou no berço externo do píer da Cattalini para descarregar 27,4 mil toneladas de metanol, destinadas ao Centro de Tancagem 4, onde a capacidade estática é de 200 mil m³. A Cattalini se destaca como o terminal brasileiro com maior participação na importação de metanol no país.
Saiba mais
A indústria naval global é responsável por aproximadamente 3% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. Com cerca de 60.000 embarcações atualmente queimando óleo combustível marítimo de alta emissão, a transição para combustíveis mais limpos vem se tornando essencial.
As propriedades de queima limpa do metanol e as vantagens práticas como combustível o tornam uma alternativa atraente aos combustíveis marítimos tradicionais. O Metanol está amplamente disponível, é biodegradável e cada vez mais produzido por fontes renováveis. Como todos os tipos de metanol podem ser misturados, isso cria um caminho altamente viável para um futuro de transporte marítimo sustentável.
Fonte: Portogente
Para ler a matéria original completa, acesse: https://portogente.com.br/noticias/transporte-logistica/115480-navio-movido-a-metanol-inicia-rota-pelo-brasil-com-a-cattalini-terminais-maritimos
-
Economia
maio, 02, 2023
0
Balança comercial tem superávit de US$ 8,22 bilhões em abril
-
Regras de Comércio
dez, 28, 2022
0
Ambições globais do Uruguai abalam parceiros do Mercosul
-
Regras de Comércio
ago, 31, 2022
0
Rússia recorre à China para substituir itens ocidentais
-
Logística Outros
maio, 10, 2024
0
Inundações no Brasil afetam duramente as exportações