Brasil embarca o primeiro lítio verde do mundo, produzido em Minas
jul, 27, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202331
Nesta quinta-feira (27/7), o Brasil embarcou o primeiro lítio verde do mundo, produzido no Vale do Jequitinhonha, em Minas, do Porto de Vitória (ES). A produção, da Sigma Lithium, é pioneira por ter elevado o nível de sustentabilidade industrial ao ser triplo zero (zero carbono, zero rejeitos e zero químicos nocivos). O lítio é utilizado nas baterias de veículos elétricos.
Para celebrar este primeiro embarque, foi realizado um evento no Vports, Porto de Vitória, que contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, dos governadores Romeu Zema, de Minas, e Renato Casagrande, do Espírito Santo.
A primeira remessa de exportação consiste em 15 mil toneladas de lítio verde triplo zero e 15 mil toneladas de subprodutos ultrafinos de alta pureza, um “rejeito verde”, que também será comercializado pela Sigma Lithium.
Atualmente, a Sigma trabalha com 75% da sua capacidade no Vale do Jequitinhonha e tem previsão de exportar 130 mil toneladas de lítio verde e 200 mil toneladas do subproduto até o fim do ano.
Em 2024, a região ganhará outras duas novas linhas industriais. E a previsão da empresa é de mais R$ 1 bilhão de investimentos nos próximos 12 meses. Nos últimos dez anos, foram R$ 3 bilhões investidos.
Na última segunda-feira (24), a Sigma Lithium entrou para a bolsa de valores brasileira, para facilitar o investimento para os residentes no Brasil.
Fonte: O Tempo
Para ler a matéria original, acesse: https://www.otempo.com.br/economia/brasil-embarca-o-primeiro-litio-verde-do-mundo-produzido-em-minas-1.3094596
-
Outras Cargas
ago, 01, 2021
0
Produtoras de fertilizantes chinesas vão suspender exportações em meio a oferta apertada
-
Automotivo
mar, 13, 2024
0
Greve do Ibama trava importação de carros e afeta estoque de lojas
-
Portos e Terminais
jun, 30, 2021
0
Porto da CCCC no Maranhão não sai do papel
-
Portos e Terminais
mar, 11, 2021
0
Movimentação no Porto de Vitória cresce 23,14% no acumulado do ano