Grãos

Crescente guerra comercial impulsiona vendas de soja no Brasil

maio, 20, 2019 Postado pordatamarnews

Semana201921

As exportações brasileiras de soja sofreram uma súbita mudança para melhor nos últimos dias, a medida que a demanda da China aumentou, à luz da não resolvida guerra comercial com Washington. O aumento da demanda impulsionou os prêmios e os preços dos portos, com o dólar americano  atingindo o ponto mais alto em relação ao real em mais de sete meses, ficando acima de R$ 4.

Os produtores brasileiros negociaram, nos últimos dias, cerca de 5,5 milhões de toneladas de soja para embarque em junho, julho e agosto, de acordo com o Centro de Estudos em Economia Aplicada Avançada (Cepea). Na semana passada, somente na quinta-feira (16), o Brasil negociou a venda de 700.000 toneladas de soja, metade produzida no estado de Mato Grosso, segundo a T&F Consultoria.

A DatamarNews apurou que a China reduziu as importações de soja do Brasil em 13% para 20,07 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses de 2019 ante 23,08 milhões de toneladas embarcadas no mesmo período do ano passado. Apesar do recente aumento nas vendas, espera-se que a demanda de soja da China estabilize à medida que o país lida com um dos piores surtos de peste suína africana do país.

De acordo com uma estimativa recente da Associação Brasileira da Indústria de Óleo Vegetal (Abiove), as exportações brasileiras de soja deverão cair 18,5% para 68,1 milhões de toneladas em 2019, em comparação com os embarques recordes de 2018.

O gráfico do DataLiner a seguir mostra a tendência das exportações brasileiras de soja para a China comparado aos outros países:

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.