Porto de Antonina faz primeiro embarque de açúcar a granel
ago, 15, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202334
O porto de Antonina, no Paraná, realizou, na última segunda-feira, dia 14, sua primeira exportação de açúcar a granel. Foram 16 mil toneladas de açúcar bruto no estado de São Paulo com destino à Venezuela.
A produtividade no carregamento do navio Irvine Bay – foi de um 457 toneladas por hora e aproximadamente 11 mil toneladas por dia.
O açúcar bruto é o VHP (Very High Polarization), menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor assemelha-se a do mel. O açúcar VHP é usado como matéria-prima para o tipo refinado que é conhecido e comercializado em supermercados em todo o mundo.
De acordo com o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, a operação superou as metas de produtividade.
Também segundo a administração, entre as principais vantagens de operar pelo Porto Ponta do Félix, em Antonina, está o tempo de operação. “Não há fila de atracação, diferentemente dos demais portos que estão sobrecarregados com filas médias de 15 dias e sem espaço adicional para o volume nominal disponível para exportação”, ressalta.
Veja abaixo quais foram os dez produtos mais exportados do Porto de Antonina entre janeiro de 2023 e junho de 2023. Os dados são do DataLiner.
Principais exportações em Antonina | Jan 2023-Jun 2023 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Novos investimentos
Nos próximos meses, o Porto Ponta do Félix inaugurará novos armazéns, que possibilitarão o aumento de 85% da capacidade de armazenagem, passando de 280 mil toneladas para 520 mil toneladas, de forma gradativa.
“O incremento da capacidade estática abre mercados em novos segmentos. Temos também no cronograma das operações, por exemplo, além da cabotagem de trigo, a importação de barrilha, que é um produto a base de sódio usado pela indústria para a produção de alimentos”, ressalta Birkhan.
Porto Ponta do Félix
O Porto Ponta do Félix é uma empresa privada, concessionária do terminal portuário público multipropósito de Antonina – fundada em 1995.
A concessão se deu através de contrato de arrendamento outorgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA.
Em 2000, foi inaugurado o cais de atracação e iniciou-se exportação de produtos refrigerados, produtos florestais e aço.
Em 2009, a FTS Par assumiu a gestão do Porto Ponta do Félix e iniciou uma nova fase nas diretrizes do contrato de arrendamento do Terminal Portuário, focado principalmente na conversão da vocação do terminal, antes predominantemente de carga refrigerada, para carga geral e a granel.
Fonte: Globo Rural
Para ler a reportagem original completa, acesse: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2023/08/porto-de-antonina-faz-primeiro-embarque-de-acar-a-granel.ghtml
-
Carnes
set, 11, 2023
0
Média mensal de exportações de carne suína superam 100 mil toneladas pela primeira vez na história
-
Grãos
jun, 18, 2021
0
Exportações de soja aceleram por temor de mais perdas cambiais e de fundamentos
-
Portos e Terminais
dez, 15, 2022
0
Grãos: Porto de Odesa retoma operações
-
set, 19, 2019
0
China aprova frigoríficos argentinos para exportação