
Obras de derrocagem dão início ao aprofundamento de áreas do Porto do Rio de Janeiro
ago, 28, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202335
A última sexta-feira (25) marcou o início do projeto de aprofundamento em quatro áreas do Porto do Rio de Janeiro, com a primeira detonação das obras de derrocagem. Essa iniciativa é resultado de uma parceria público-privada que emprega a técnica de derrocamento com uso de expansores explosivos para remover o material rochoso nessas regiões.
As perfurações que possibilitaram a implantação das emulsões explosivas tiveram início em 15 de agosto. Vale ressaltar que todos os licenciamentos e permissões exigidos pelas autoridades foram obtidos, garantindo total conformidade com os critérios de segurança e sustentabilidade.
O objetivo central da derrocagem realizada no Porto do Rio de Janeiro é melhorar a capacidade de navegação e atracação de navios de maior porte no porto, ao mesmo tempo em que se proporciona uma maior segurança nas manobras das embarcações no local.
O projeto também abrangerá monitoramentos regulares da qualidade da água, medidas de proteção ao ambiente marinho e a preservação das estruturas e edificações próximas, tudo isso com um mínimo impacto sobre a navegação local.
Para o próximo ano está prevista uma dragagem complementar de todo o cais da Gamboa já aprovada no orçamento com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O gráfico abaixo mostra a movimentação de cargas conteinerizadas (exportações e importações) entre janeiro de 2019 e junho de 2023, segundo o serviço de inteligência marítima DataLiner.
Movimentação de Contêineres no Rio de Janeiro | Jan 2019 – jun 2023 | TEUS
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
-
Navegação
nov, 27, 2024
0
Concorrentes se apressam para acompanhar o ritmo da MSC
-
Minérios
nov, 22, 2022
0
Exportações brasileiras de minério de manganês caem em outubro
-
Portos e Terminais
mar, 18, 2024
0
Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes
-
Navegação
out, 28, 2024
0
Lucro do Canal do Panamá aumenta para $3,45 bilhões, apesar da seca