Porto do Pecém quer investir em eletrolisadores para produção de hidrogênio verde

out, 04, 2023 Postado porSylvia Schandert

Semana202339

O Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) poderá produzir eletrolisadores a partir de uma indústria vinculada à produção de hidrogênio verde (H2V). Os investimentos estão nos planos de implantação do hub de hidrogênio verde no porto-indústria, segundo o Governo do Estado do Ceará, que administra o ativo.

O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, na última sexta-feira (29), durante visita ao Porto do Pecém. Estavam presentes ainda o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Educação, Camilo Santana. As autoridades foram recepcionadas pelo presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, e pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Eduardo Neves.

“Além da produção de hidrogênio verde, o Estado também já estuda e negocia a produção de eletrolisadores, que seria uma indústria vinculada ao H2V. O objetivo é investir em empreendimentos de toda a cadeia do Hidrogênio, no Porto do Pecém. Já possuímos, inclusive, com os aerogeradores, por exemplo. Queremos desenvolver toda essa cadeia para que a nova indústria verde seja ainda mais completa e robusta no Ceará”, ressaltou.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin observou o potencial do porto-indústria. “Esse é o futuro. É a realização da neo-industrialização de energia limpa e energia renovável, produzindo um hidrogênio que vai atender o mundo. Aqui, um hub de hidrogênio verde, atraindo investimento industrial”, salientou.

“Todos que conhecem o Complexo do Pecém ficam encantados com o potencial, principalmente por conta de sua infraestrutura e custo operacional. Maior exemplo desse potencial é a parceria com o Porto de Roterdã, que não teria vindo ao Ceará se não tivesse apostado nessa localização privilegiada, com calado natural e demais vantagens”, ressaltou Camilo.

Hidrogênio Verde

Com as recentes aprovações, tanto da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que aprovou o financiamento de US$ 90 milhões para investimento no CIPP, quanto do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que aprovou a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, essa nova realidade de investimentos em torno da produção de H2V tornou-se ainda mais realidade.

“Já temos 32 memorandos de entendimento assinados para investimentos de Hidrogênio Verde, englobando várias etapas da cadeira produtiva, da produção ao transporte, incluindo a parte logística. São empresas de diversos locais do mundo, incluindo Europa, América do Norte, Ásia, Austrália e do Brasil. Nossos esforços são para converter esses memorandos em ação, em projetos”, pontuou o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo.

Fonte: A Tribuna

Para ler a reportagem original, acesse: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/porto-do-pecem-quer-investir-em-eletrolisadores-para-producao-de-hidrogenio-verde

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.