Seca: gigante da cabotagem suspende envio de contêineres para Manaus
out, 16, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202340
A Aliança Navegação e Logística Ltda interrompeu os serviços de cabotagem para a capital amazonense, Manaus. “A profundidade do Rio Amazonas, nos pontos críticos de passagem, atingiu um nível que inviabiliza a continuidade das operações marítimas dos serviços ALCT 1 e ALCT 3 em Manaus”, diz em comunicado no site da empresa.
“Diante deste cenário, declaramos força maior e as cargas que estão a bordo dos navios Sebastião Caboto/338N (SECAB), e Fernão de Magalhães/339N (FERMA) com destino a Manaus serão descarregadas em Vila do Conde (dia 14 de outubro) e Pecém (dia 12), respectivamente. Para as cargas nesses dois navios, ainda não há previsão de reembarque, sendo necessário aguardar a retomada do serviço. O navio Log-in Polaris/100N (LIPOL) também não atracará em Manaus e seu plano de contingência será comunicado assim que possível”, informa a Aliança.
Segundo a empresa, não há previsão de retorno do embarque em navios para cargas com origem em Manaus, havendo alternativa via transporte rodo-fluvial-navio.
Diante da situação, a Aliança informa que adotou os seguintes procedimentos:
- Todas as solicitações de reserva, em todos os navios, de/para Manaus serão suspensos;
- Reservas de e para Manaus, sem carga coletada e sem contêiner retirado serão canceladas;
- As reservas confirmadas com destino para Manaus, com contêineres já depositados, serão embarcadas até Pecém e aguardarão a retomada dos serviços para posterior reembarque para o destino. Caso necessário, os contêineres poderão ser retirados na origem;
- As reservas confirmadas com origem em Manaus, com contêineres já depositados no porto, permanecerão no Terminal Portuário, aguardando a retomada dos serviços ou poderão ser retiradas pelos embarcadores, se necessário;
- As reservas confirmadas com contêineres ainda não depositados poderão optar por embarcar com transbordo em Pecém, sem previsão de conexão para o destino, ou terem seus contêineres devolvidos.
- Despesas operacionais, tais como armazenagem em área portuária, remoção, desova de contêineres, entre outras, deverão ser arcadas pelo Contratante do Frete.
“De forma a não interromper completamente o fluxo de mercadorias entre o Amazonas e o restante do Brasil, uma alternativa de transporte utilizando a combinação via rodo-fluvial-navio, entre Vila do Conde e Manaus, está disponível – exceto para cargas perigosas e refrigeradas”, informa a Aliança no comunicado no dia 10 de outubro.
“Essa alternativa combina o embarque em navios da Aliança até Vila do Conde (Pará), onde a carga será transferida para uma balsa até Manaus, para posterior entrega em nossos caminhões. Para embarques com origem em Manaus, o fluxo será o oposto”, acrescenta a empresa.
Para cargas a bordo do navio Sebastião Caboto/338N (SECAB), a solução está disponível de forma imediata, enquanto para os demais navios estará disponível a partir de 1° de novembro. “Caso haja interesse, entre em contato com seus representantes comerciais para negociação de nova tarifa e novo modelo operacional”, comunica a empresa.
A rota marítima ALCT 1 é semanal e liga o Norte e o Sudeste do país, tendo Manaus e Pecém (Ceará) como ligação entre o Polo Industrial e os demais estados do Brasil. Normalmente, o tempo de trânsito entre os dois portos é de 5 dias.
Já a rota marítima ALCT 3 é quinzenal e faz o caminho do Nordeste para o Norte, sendo realizada por um navio e dispõe de uma conexão via balsa com o porto de Vila do Conde (Pará).
A Aliança monitora o nível dos rios do estado nos períodos de vazante, desde 2016, e observou níveis anormais este ano.
A Aliança tem expectativa de reestabelecimento das escalas no porto de Manaus, com capacidade restrita, somente a partir da semana 46, que vai de 13 a 19 de novembro de 2023. “Dessa forma, é lógico dizer a interrupção dos serviços deverá afetar o Polo Industrial de Manaus”, alerta.
Fonte: Amazonas Atual
Para ler o texto original, acesse: https://amazonasatual.com.br/seca-gigante-da-cabotagem-suspende-envio-de-conteineres-para-manaus/
-
Portos e Terminais
jul, 15, 2022
0
Porto de Vitória com calado maior é prioridade dos novos donos da Codesa
-
Portos e Terminais
jul, 02, 2024
0
Governo vai leiloar terminais portuários em agosto
-
Outras Cargas
dez, 04, 2023
0
Caem as exportações da indústria têxtil
-
Portos e Terminais
mar, 30, 2023
0
Principais portos de contêineres do mundo tem crescimento lento em 2022