Segunda colocada para operar Porto de Itajaí é desclassificada e Portonave entra na disputa
out, 20, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202340
A segunda colocada na disputa pela operação temporária do Porto de Itajaí, a empresa Mada Araújo Assesment Ltda, foi desclassificada. A informação consta em uma nota técnica da Comissão de Licitação de Concessões e Arrendamentos Portuários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), publicada no início da noite de quinta-feira (19).
Com o resultado da disputa, entrará definitivamente em cena a Teconnave, ligada à Portonave, terminal vizinho ao Porto de Itajaí, que opera na margem oposta do Rio Itajaí-Açu. A empresa, que foi a terceira colocada no edital, com oferta de 35 mil contêineres por mês, deve ser chamada a apresentar a documentação.
De acordo com a nota técnica, a Mada Araújo, que é uma empresa de gestão de investimentos, não conseguiu comprovar que teria condições de executar a proposta apresentada na licitação, de operar 44 mil contêineres por mês no Porto de Itajaí. Foi o mesmo argumento que derrubou a primeira colocada, a catarinense MMS Empreendimentos, que propôs 66 mil contêineres por mês.
Um dos apontamentos feitos pela comissão no documento é que a empresa não apresentou contrato firmado com nenhum operador portuário, o que levantou dúvidas sobre a capacidade de honrar o compromisso de movimentação.
“A finalidade do processo licitatório não é somente eleger a proposta mais vantajosa. Mas sim, eleger a proposta mais vantajosa, desde que exequível”, pontua a Antaq.
-
Carnes
abr, 11, 2019
0
Surto de gripe suína no Piauí
-
Grãos
dez, 06, 2022
0
Soja: exportações do Brasil somam 2,641 mi de toneladas em novembro
-
Carnes
abr, 26, 2024
0
Chile conquista autorização para exportar carne de aves e produtos derivados para o Paraguai
-
Logística Outros
dez, 22, 2020
0
Nova cepa do coronavírus fecha uma das rotas comerciais mais importantes da Europa