APM Terminals e DP World lideram iniciativa para eletrificar operações portuárias e zerar emissões líquidas
out, 26, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202343
A APM Terminals e a DP World anunciaram , no dia 26/10 uma iniciativa para acelerar a descarbonização dos terminais de todo o mundo por meio da eletrificação generalizada de equipamentos de movimentação de contêineres (CHE em inglês). A iniciativa é baseada em pesquisas que mostram que o ponto de virada para CHE movidos a bateria pode ser alcançado nos próximos 2-8 anos com as ações corretas dos intervenientes do setor.
As descobertas das pesquisas e o plano de eletrificação dos CHE são o tema de um White Paper do setor, atualmente endossado pela Eurogate, Porto de Kalundborg e Smart Freight Centre.
Os CHE são essenciais para as operações portuárias e são usados para movimentar contêineres de e para navios nos 940 portos de contêineres do mundo. Em 2020, a frota global de CHE possibilitou o transporte de 815 milhões de TEUs, com um valor total de US$ 8,1 trilhões. Estima-se que existam 100.000-120.000 unidades na frota global de CHE, responsáveis por 10-15 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano (escopo 1 e escopo 2).
As pesquisas concluíram que os desafios que dificultam a adoção de CHE movidos a bateria podem ser superados em grande parte. Um ponto de virada para CHE movidos a bateria, substituindo os CHE a diesel como a opção mais atraente e acessível, pode ocorrer nos próximos 2-8 anos, desde que o setor aja agora. O White Paper identifica alavancas-chave e ações relacionadas que podem ser tomadas pelos atores em toda a cadeia de valor, incluindo operadores de terminais, OEMs, autoridades portuárias, entidades governamentais afiliadas e operadores de linhas de navegação.
A pesquisa mencionada prevê uma série de ações que podem ser tomadas para atingir um ponto de virada, incluindo tornar a operação de emissão zero um requisito como parte das novas concessões em portos, e os operadores de terminais e fabricantes de equipamentos trabalhando juntos para aumentar a demanda. Além disso, os fornecedores podem trabalhar no desenvolvimento adicional de suas cadeias de suprimentos e na padronização de certos componentes, com o apoio dos operadores de terminais.
A APM Terminals e a DP World incentivam seus pares do setor a revisar a pesquisa e apoiar seus objetivos. Como próximo passo, os parceiros estão se preparando para mobilizar colaboração em todo o setor em torno da eletrificação do CHE e operações portuárias de emissão zero.
-
Grãos
jun, 09, 2022
0
Importação de soja pela China cresce em maio com chegada de carregamentos atrasados
-
Portos e Terminais
jul, 01, 2022
0
Maersk disputa área do EAS para terminal de R$ 2,6 bi
-
Portos e Terminais
jan, 19, 2022
0
Produtos do agro geram 90% da receita de exportações dos portos do Paraná
-
Logística Outros
abr, 16, 2019
0
Brasil promete empréstimos a caminhoneiros na tentativa de evitar greves