Greve suspende exportação de grãos na Argentina
maio, 30, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201923
Uma greve nacional na Argentina na última quarta-feira, 29/05, interrompeu o trabalho dos principais portos de grãos do país, além de paralisar os aeroportos.
A greve, convocada pelos principais sindicatos da Argentina, teve o objetivo de protestar contra as medidas de austeridade adotadas pelo presidente Mauricio Macri.
O líder de centro-direita está com a popularidade abalada por conta da inflação alta, do desemprego e da moeda (peso) fraca.
Segundo a agência de notícias Reuters, as exportações de grãos pararam no Porto de Rosário, uma das regiões agroindustriais mais importantes do mundo. Com isso, o comércio entre a Argentina e os demais países foi praticamente inexistente.
No gráfico a seguir, com dados da Subsecretaria de Mercados da Argentina, é possível ver a exportação de grãos a partir dos principais portos da Argentina no período de janeiro de 2015 a fevereiro de 2019.
Não é a primeira vez que as exportações no Porto de Rosário são interrompidas. Em fevereiro de 2018, proprietários de caminhoneiros entraram em greve brevemente para tentar forçar a adoção de taxas mínimas para o transporte de grãos.
Na ocasião, a greve também afetou a operação de moinhos de grãos na província de Santa Fé, onde 80% das exportações agrícolas do país são processadas, transportadas e carregadas em navios.
Com 6,8 milhões de toneladas de exportação de soja em 2018-19, a Argentina ocupa o terceiro lugar nessa categoria, atrás do Brasil e dos Estados Unidos, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.
Fonte: Reuters
-
Grãos
jul, 19, 2019
0
Senasa controlará carga de grãos em navios na Argentina
-
Navegação
ago, 02, 2019
0
Sindicatos argentinos pedem que MSC não deixe de operar no Porto de Mar del Plata
-
Economia
jul, 12, 2019
0
FMI vai liberar mais US $ 5,4 bilhões para a Argentina
-
Outras Cargas
jul, 04, 2019
0
Demanda argentina por cimento cai 11% em junho