Porto do Mucuripe está de novo congestionado, diz transportador
nov, 16, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202343
O dono de uma das grandes empresas de transporte rodoviário de carga que operam no Porto de Fortaleza disse a um grupo de 17 empresários da agropecuária, com os quais se reuniu nesta semana, que seus caminhões têm enfrentado até 30 horas de espera para ter acesso ao terminal. A mesma fonte lembrou que, cinco meses atrás, havia se declarado satisfeito com os serviços oferecidos pela concessionária do Terminal de Contêineres do Mucuripe, que é a empresa francesa CGA Terminals.
Mas agora – salientou – o cenário é outro:
“O cenário é de prejuízo para os operadores, principalmente para as empresas exportadoras e, também, para as do transporte rodoviário”, disse o empresário, que culpou não a direção da Companhia Docas, mas a CGA Terminals, que é operadora de alguns dos maiores portos do mundo.
A CGA Terminals ganhou, no início deste ano, a licitação promovida pela antiga gestão da Companhia Docas do Ceará para operar o Terminal de Contêineres do Mucuripe, o que provocou mudanças nas rotinas do porto. E, também, nos custos de operação dos seus usuários.
Os custos foram logo absorvidos pelos operadores, mas a má qualidade do serviço tem gerado reclamações constantes, a última das quais é esta, relativa a mais um atraso na entrada e saída de caminhões que carregam contêineres de e para o Porto do Mucuripe.
Há menos de um mês, por causa do aumento da exportação de melões, houve um substancial incremento do número de caminhões que chegaram ao porto transportando contêineres frigoríficos cheios dessa fruta e destinados ao mercado europeu. Isso provocou um congestionamento nunca visto naquele terminal portuário.
O gráfico abaixo mostra as exportações de frutas em contêineres (hs 0800-08012) do Porto do Mucuripe entre janeiro de 2019 e setembro de 2023. Os dados são do DataLiner.
Exportações de frutas por Mucuripe | Jan 2019 – Set 2023 | TEU
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
No primeiro evento de congestionamento, a Companhia Docas do Ceará publicou uma nota reconhecendo o problema, mas argumentando que ele se deu por causa da supersafra de melão deste ano.
Agora, o mesmo problema se repete e o motivo é o mesmo: a safra recorde de melão, que se estenderá até fevereiro de 2024. A CGA Terminals, que operava no porto de Natal, mudou-se para o do Mucuripe, para onde transferiu a carga e a descarga que, antes, processava no terminal natalense.
Um dia de atraso no embarque de um contêiner de frutas custa ao exportador US$ 850. Só uma empresa cearense produtora e exportadora de frutas embarca para os portos da Europa, por semana, 200 contêineres. Dá para imaginar o prejuízo que causa o atraso na entrada de contêineres no Porto do Mucuripe.
Por Egídio Serpa para Diário do Nordeste.
Clique aqui para acessar a matéria original: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/porto-do-mucuripe-esta-de-novo-congestionado-diz-transportador-1.3443644
-
Portos e Terminais
abr, 20, 2022
0
‘Lockdowns’ na China começam a afetar transporte marítimo em todo o mundo
-
Grãos
maio, 09, 2019
0
Brasil espera segunda maior safra de grãos em 2019
-
Portos e Terminais
jun, 24, 2024
0
Em convênio com a UFPE, Suape conclui mapeamento do fundo marinho da área portuária
-
Portos e Terminais
set, 25, 2023
0
Wilson Sons registra crescimento de 339% na cabotagem de leite em pó pelo Tecon Rio Grande