Porto de Suape pode receber unidade de produção de hidrogênio verde de multinacional atuante no Nordeste
jan, 02, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202401
A Voltalia Energia do Brasil, empresa dedicada a energias renováveis, formalizou um memorando de entendimentos com o Porto de Suape, estabelecendo uma cooperação estreita para o desenvolvimento de projetos industriais de hidrogênio de baixa emissão de carbono, amônia verde e e-metanol no Complexo Industrial Portuário de Suape.
O acordo tem uma vigência inicial de 180 dias, iniciando em 30 de outubro de 2023. Vale destacar que a empresa já está envolvida em projetos no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Uma fábrica de hidrogênio verde, proposta pela Voltalia, utiliza eletrólise da água, geralmente com eletricidade renovável, para separar a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio resultante é capturado, armazenado e empregado como fonte limpa de energia em vários setores, como transporte e geração de energia.
Os projetos empresariais têm potencial para expansão, especialmente com a definição das regras pela Câmara dos Deputados para a produção no Brasil, aguardando confirmação do Senado. O senador pernambucano Fernando Dueire é um dos relatores desse tema.
Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento, explicou que o projeto anunciado durante a Cop28 é voltado para pesquisa e desenvolvimento, com uma escala inicial de laboratório, integrando o TecHub H2v em construção junto com o SENAI em Suape.
A Voltalia planeja uma parte do projeto para a produção de fertilizantes e outra para exportação para a Europa, com a empresa já escolhendo três áreas no complexo portuário.
Durante a Cop28, a governadora Raquel Lyra lançou a Estratégia Estadual de Hidrogênio Verde, mencionando um investimento de R$ 20 milhões em uma planta experimental de produção de H2V no Porto de Suape.
A Voltalia, autodenominada líder global em energias renováveis, possui uma capacidade instalada de mais de 2,6 GW em operação e construção, atuando em toda a cadeia de valor de energia renovável, desde o desenvolvimento de projetos até a venda de energia.
A empresa desenvolve, constrói, opera e vende energia renovável em 20 países, abrangendo energia eólica, solar, hidrelétrica e biomassa.
No Brasil, onde está presente há mais de 15 anos, a Voltalia possui mais de 1,4 GW em operação e construção, com foco no cluster Serra Branca, o maior complexo híbrido (eólico e solar) do mundo, localizado no Rio Grande do Norte. Além disso, a Voltalia presta serviços de operação e manutenção de plantas de energia renovável, sendo responsável por 2,9 GW no país, com um pipeline de 7 GW em projetos distribuídos em vários estados.
Fonte: NE9
Clique aqui para ler o texto original: https://www.ne9.com.br/porto-de-suape-pode-receber-unidade-de-producao-de-hidrogenio-verde-de-multinacional-atuante-no-nordeste/
-
Portos e Terminais
out, 19, 2021
0
EPL inicia atualização de Plano Mestre do Complexo Portuário de Manaus
-
Grãos
mar, 08, 2024
0
Polo de exportação de grãos da Argentina deve receber USD 550 milhões para novo porto
-
Economia
set, 30, 2022
0
OMC espera que previsões do comércio global sejam revisadas para baixo
-
Portos e Terminais
dez, 14, 2022
0
NTS e GNA assinam Memorando de Entendimentos para estudos técnicos e de viabilidade de um novo gasoduto até o Porto do Açu