the Mercosur Common External Tariff (TEC)
Regras de Comércio

Brasil e Argentina discutem baixa tarifa externa do Mercosul

jun, 06, 2019 Postado porSylvia Schandert

Semana201924

O Brasil e a Argentina começaram a discutir uma redução da tarifa externa comum (TEC) do Mercosul.

Atualmente, o Mercosul – formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – exige tarifas médias de 14% sobre bens que vêm de fora do bloco. A ideia é que uma redução desse valor facilitaria o comércio dos quatro países com o restante do mundo, estimulando o crescimento econômico do Mercosul.

De acordo com a Reuters, todas as pessoas familiarizadas com o assunto não estão autorizadas a falar publicamente sobre as negociações, mas a expectativa é que as mudanças não ocorram no curto prazo.

Uma autoridade brasileira disse à Reuters que a tarifa externa comum não foi alterada em 25 anos e ambos os países concordam com a necessidade de revisá-la, um processo que foi lançado pela Argentina e levará até o final do ano.”O trabalho está começando com uma proposta de revisão técnica e nenhuma decisão substancial foi tomada ainda”, disse ele.

Outra fonte brasileira disse que qualquer acordo terá de esperar até depois das eleições argentinas em outubro, mas a intenção era reduzir a tarifa externa do bloco durante vários anos, de uma média de 14% para cerca de 5% ou 6% no longo prazo.

“Se o Macri vencer, a revisão tarifária poderá começar no início do próximo ano. Compartilhamos os mesmos pontos de vista sobre a abertura do comércio”, finalizou a fonte brasileira.

Fonte: Reuters

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.