Hidrovia da Lagoa Mirim pode se tornar realidade em 2025
jan, 15, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202402
O intendente do departamento uruguaio de Cerro Largo, José Yurramendi, afirmou que a dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim pode ser concretizada este ano e que essa rota fluvial entre o Uruguai e o Brasil pode se tornar uma realidade a partir de 2025.
Em entrevista à rádio Carve, o político explicou que recentemente foi assinado no departamento de Rivera o edital para o processo de licitação da dragagem, cuja jurisdição cabe ao Brasil. “Após esse processo, ou simultaneamente, é que os projetos dos portos começarão a ser implementados”, afirmou.
“O porto de barcaças no rio Tacuarí, chamado de Porto Tacuarí, permitirá que nossa região esteja mais próxima do oceano Atlântico e dos destinos de comercialização dos produtos”, afirmou Yurramendi, acrescentando que isso terá um “impacto impressionante” localmente.
Yurramendi acredita que as obras de dragagem, em paralelo ao Porto Tacuarí, começarão a tomar forma este ano, mas “o importante é que tivemos progresso nos documentos para o processo de licitação e isso acarreta uma mudança drástica nos prazos. Esperamos que este seja um ano de concretização e que no próximo ano já possamos ver a obra”, disse Yurramendi.
Por outro lado, o chefe do departamento enfatizou que, atualmente, o único projeto de um terminal portuário no local é o Porto Tacuarí, mas que “o mercado e a demanda dirão se apenas um porto é suficiente ou se é necessário mais algum”.
Questionado sobre possíveis interessados na construção de um outro porto, Yurramendi destacou que já houve sondagens, inclusive do Brasil, pois “será útil para Rio Grande (do Sul)”, já que todas as mercadorias seguiriam para lá.
-
Economia
jan, 18, 2023
0
Exportações latino-americanas perdem força em 2022 e 2023, diz BID
-
Aço e Alumínio
set, 12, 2024
0
Vale aumenta previsões de exportação de minério de ferro
-
Portos e Terminais
maio, 16, 2024
0
AMPORT apresenta projeto de dragagem do Tapajós ao Governo Federal
-
Automotivo
nov, 09, 2022
0
Exportações de automóveis acumulam alta de 32,4% em dez meses