beef exports
Carnes

Argentina inicia trâmite para exportar carne kosher para Israel

jan, 18, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202403

O governo argentino busca abrir o mercado israelense para carne bovina com osso, com certificação kosher, e, por meio do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), enviou uma nota oficial ao órgão correspondente em Israel para iniciar o trâmite.

“A decisão, impulsionada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação, ocorre em meio à grande interesse do setor produtivo argentino e alta confiança de que nosso país garantira as condições sanitárias necessárias para realizar as exportações de carne bovina sem osso para o Estado de Israel”, informou o órgão nacional.

Segundo comunicado do Senasa, a Argentina possui o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como “livre de febre aftosa”, com duas zonas livres com vacinação e três sem vacinação.

“Esse status sanitário, mantido desde 2006, é confirmado anualmente, gerando confiança aos compradores. Essa ratificação é fundamentada nos resultados da vigilância epidemiológica, que, com a aplicação de amostragens sorológicas e investigação de denúncias e suspeitas, demonstra que a condição sanitária de livre da doença é mantida nas diferentes zonas do país”, afirmou o órgão.

Dessa forma, por meio da nota enviada pelo Senasa, busca-se avaliar a viabilidade de expandir o alcance do Certificado Veterinário Internacional acordado para o envio de carnes desossadas da mesma espécie e miudezas, a fim de incluir carne bovina com osso, com certificação kosher.

Israel é o segundo destino das exportações de carne bovina argentina, com 33.437 toneladas de peso do produto adquiridas entre janeiro e novembro, segundo o último relatório mensal da Câmara de Indústria e Comércio de Carnes (Ciccra).

Neste mercado, o preço médio foi equivalente a US$ 6.133 por tonelada, totalizando uma receita de US$ 205,1 milhões nos primeiros onze meses do ano.

Fonte: Télam

Sharing is caring!

Post Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.