Mais de 600.000 toneladas de frutas da Argentina partem para o exterior
fev, 02, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202405
Cerca de 600.000 toneladas de frutas, especialmente peras e maçãs produzidas no Alto Vale de Rio Negro, Argentina, partirão esta semana do Porto de San Antonio Oeste.
Dessa forma, inicia-se o ciclo de envios ao exterior da safra atual, com um aumento projetado de 20% em relação à safra anterior, informou o governo provincial.
O primeiro destino será o Brasil, de onde seguirão para outros países do mundo, incluindo a Rússia, o principal comprador de frutas produzidas no Alto Vale.
Nesse sentido, o secretário de Fruticultura de Rio Negro, Facundo Fernández, destacou as “condições favoráveis da colheita e a recuperação de uma produção de qualidade, que atende aos padrões internacionais e volta a posicionar a província como uma das principais exportadoras”.
“Neste ano, até agora, o clima está mais de acordo com o que vemos tradicionalmente na região; não sofremos com geadas tardias nem tempestades de granizo, o que favorece a produção de peras mais limpa e sem defeitos”, indicou.
O gráfico abaixo mostra a evolução mês a mês das exportações de frutas em contêineres da Argentina entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023. Os dados são do serviço de inteligência marítima da Datamar, DataLiner.
Exportações de Frutas em Contêineres | Argentina | Jan 2020 – Dez 2023 | TEUs
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Além disso, ele destacou que, “embora o esquema de custos seja muito alto, também há uma grande expectativa devido à taxa de câmbio favorável, o que impulsiona a economia exportadora da província.”
Em relação à Rússia, principal comprador das frutas de Rio Negro, Fernández afirmou que “devido à guerra entre esse país e a Ucrânia, várias empresas de navegação cortaram a entrada de nossos produtos, situação que este ano pôde ser remediada com antecedência, então vamos recuperar as vendas que perdemos devido ao conflito”.
A colheita de peras e maçãs no Vale de Rio Negro permite gerar, a cada ano, um volume significativo de mão de obra com atividades que se estendem até o mês de maio.
Fonte: Ámbito
Clique aqui para ler a matéria original em espanhol: https://www.ambito.com/economia/mas-600000-toneladas-fruta-rionegrina-parten-el-exterior-n5935906
-
Grãos
jan, 23, 2020
0
Associação do Zimbábue importa 100.000 toneladas de milho do Brasil
-
Fruta
jan, 05, 2023
0
Uva/Cepea: Em 2022/23, Peru deve ultrapassar o Chile nas exportações
-
Portos e Terminais
dez, 24, 2018
0
Trabalhadores portuários pausam greve em Mar del Plata
-
Petróleo e Gás
jul, 10, 2019
0
Bolívia quer comprar participação da Petrobras no gasoduto Bolívia-Brasil