ANTAQ realiza Audiência Pública sobre arrendamento de terminal no Porto de Vila do Conde/PA
fev, 05, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202406
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou, nesta quinta-feira (25), a Audiência Pública nº 08/2023-ANTAQ, com o objetivo de receber contribuições, subsídios e sugestões relativas ao arrendamento do terminal no Porto de Vila do Conde/PA, o VDC29, para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente grãos de soja e milho.
A audiência foi conduzida pelo relator do processo na ANTAQ, o diretor Wilson Lima Filho, e contou com a participação do diretor da Agência Alber Vasconcelos, de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPP/CC/PR), Companhia Docas do Pará (CDP) e Infra S.A.. Lima Filho destacou o momento em que o Arco Amazônico desponta em nível nacional na movimentação de granéis.
“Estamos precisando cada vez mais aumentar a quantidade de terminais portuários no Arco Amazônico. A ANTAQ vem divulgando o crescimento expressivo da movimentação de granéis sólidos no arco amazônico e a nossa percepção é que a tendência é aumentar ainda mais”, disse.
Durante a sessão pública, Alex Ávila, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), enfatizou a importância da audiência pública do processo licitatório, pois permite que todos os interessados tenham a oportunidade de se expressar em “um processo extremamente democrático e ajudar o agronegócio brasileiro”.
Para Jardel Rodrigues Filhos, diretor-presidente da Companhia Docas do Pará – CDP, “o arrendamento do VDC29 é talvez, na última década, o projeto mais importante que vamos assistir acontecer e que vai permitir uma janela de escoamento da produção do agronegócio e fortalecer a estrutura dos portos públicos no Arco Norte”.
Entre as atividades a serem realizadas e desenvolvidas na área estão a recepção, armazenagem e expedição de granéis sólidos e vegetais. A área é caracterizada por ser Greenfield. O futuro arrendatário deverá realizar investimentos necessários para que o terminal VDC29 alcance a capacidade dinâmica de 7 milhões de toneladas/ano para embarque de navios.
O prazo contratual previsto para a área de arrendamento é de 25 anos, com o início da vigência previsto para o ano de 2024 e término em 2049, podendo ser prorrogado sucessivamente até o máximo de 70 anos.
Contribuição
Durante a audiência virtual, foi realizada uma contribuição, que deverá ser formalizada no site da ANTAQ, conforme as regras da Consulta Pública. O período de consulta segue até as 23h59 do dia 1º de fevereiro de 2024. As contribuições poderão ser dirigidas, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site https://www.gov.br/antaq/pt-br, não sendo aceitas contribuições enviadas por meio diverso.
Será permitido, exclusivamente através do e-mail anexo_audiencia082023@antaq.gov.br, mediante identificação do contribuinte e no prazo estipulado neste aviso, anexar imagens digitais, tais como mapas, plantas e fotos, sendo que as contribuições em texto deverão ser preenchidas nos campos apropriados do formulário eletrônico.
Caso o interessado não disponha dos recursos necessários para o envio da contribuição por meio do formulário eletrônico, poderá fazê-lo utilizando o computador da Secretaria-Geral (SGE) desta Agência, em Brasília/DF, ou nas suas Unidades Regionais, cujos endereços se encontram disponíveis no site da ANTAQ.
-
Logística Outros
maio, 09, 2022
0
Terminal em Paranaguá tem aumento de omissão de navios
-
Grãos
fev, 22, 2022
0
ADM bate recorde em embarque de soja em um único navio no porto de Barcarena
-
Logística Outros
mar, 16, 2022
0
Intermodal 2022: Ministro da Infraestrutura diz que Brasil será um país multimodal
-
Logística Outros
set, 14, 2021
0
Rumo adquire participação na Brado por R$388 milhões