Wilson Sons registra aumento significativo na cabotagem de produtos pelo Tecon Rio Grande para Região Nordeste
fev, 29, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202409
A Wilson Sons obteve um expressivo crescimento nos resultados da cabotagem de produtos para a Região Nordeste, em 2023, pelo Tecon Rio Grande (RS). Em comparação a 2022, o terminal registrou incrementos no transporte marítimo pela costa brasileira de alguns produtos, tendo como destaque leite em pó e vinho, com aumentos de 227% e 106%, respectivamente. As embarcações, destinadas aos portos de Salvador, na Bahia, e Suape, em Pernambuco, tiveram como principal motivo a demanda crescente dos consumidores nordestinos para ambas as mercadorias.
Ao longo dos últimos 12 meses, o Tecon Rio Grande tem registrado um aumento constante e expressivo de leite em pó. Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor domiciliar do produto no mundo, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estes fatores impactaram diretamente nos resultados de cabotagem apresentados em 2023 pelo terminal gaúcho, que registrou 757 contêineres, 517 a mais que 2022, equivalendo a 1.514 TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) ou 20.676 toneladas.
Em relação aos carregamentos de vinho, o terminal mais que duplicou o transporte marítimo pela costa brasileira. De acordo com a Wine Intelligence, divisão da IWSR Drinks Market Analysis, empresa que realiza análises do mercado de bebidas alcóolicas há mais de 50 anos, a Região Nordeste registrou um acréscimo de 4,5%, nos últimos três anos no consumo da bebida, acima da média brasileira, que é de 1,9%. Em números, foram 189 contêineres embarcados no Tecon Rio Grande, 97 a mais do que em 2022, representando 374 TEUs e um volume total de 5.096 toneladas.
Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, observa que a indústria gaúcha vem obtendo cada vez mais espaço junto a consumidores de outros estados e regiões brasileiras. “O vinho representa nosso Estado por sermos um dos maiores produtores da bebida no Brasil e além da grande tradição no segmento, temos uma enorme capacidade de expansão de negócios para o restante do País”, comenta Bertinetti.
“A cabotagem é uma ótima opção para a indústria gaúcha desenvolver novos mercados e ganhar competitividade com sustentabilidade. O Tecon Rio Grande está totalmente preparado para realizar a operações logísticas como estas com segurança, eficiência e de modo sustentável”, completa.
-
Fruta
set, 06, 2024
0
Abertura de mercado no Japão para exportação de abacate hass
-
Portos e Terminais
out, 14, 2024
0
Estivadores do Porto de Santos protestam contra abertura de concurso para contratar mão de obra
-
Portos e Terminais
set, 30, 2022
0
Pecém retoma exportação de frutas para Espanha e Itália com carga de 1,3 mil toneladas
-
Portos e Terminais
nov, 21, 2019
0
Conselho do PPI qualifica cinco novos projetos de infraestrutura