VLI atinge recorde histórico no Corredor Norte e no Terminal Portuário de São Luís
mar, 06, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202410
Com 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) movimentadas ao longo de 2023, a VLI quebrou seu recorde histórico de transporte ferroviário no Corredor Norte. O resultado mais alto até então havia sido registrado em 2022, com 14,1 bilhões de TKU. Além do recorde sobre trilhos, a VLI também computou a maior movimentação histórica na operação do Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas, contra 5,4 milhões registradas no ano anterior – até então, o melhor resultado.
“Os recordes são resultados do nosso foco no atendimento à demanda de nossos clientes, planejamento e estabilidade operacional, além de investimentos recentes, que nos permitiram ampliar a capacidade de transporte”, afirma Alessandro Gama, diretor-executivo de Operações da VLI.
O corredor Norte atende clientes dos segmentos do agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. Ele cobre importantes áreas produtoras do Brasil, em especial o Matopiba e os Estados de Mato Grosso, Pará e Goiás. Sua estrutura inclui o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, por onde a VLI opera por direito de passagem para acessar o sistema portuário de São Luís. Também compõem o corredor três terminais integradores estrategicamente posicionados nas cidades de Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Os terminais realizam o transbordo das cargas dos caminhões para as ferrovias, além de oferecer capacidade de armazenagem aos produtores.
O gráfico abaixo mostra as mercadorias mais exportadas pelo Porto do Itaqui entre janeiro e dezembro de 2023. Muitos desses produtos chegam ao litoral do Maranhão após uma viagem de trem operada pela VLI. Os dados são do DataLiner.
Principais exportações | Porto de Itaqui | Jan 2023 – Dez 2023 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Investimentos e novos negócios
Em 2023, a VLI iniciou a operação de transporte de fertilizantes no corredor Norte, em uma parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). O projeto é resultado de investimentos conjuntos que somaram de mais de R$ 400 milhões e nasce com capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas por ano.
A inauguração do corredor é o primeiro passo para uma grande transformação regional, possibilitando a criação de um grande polo industrial no Terminal Integrador de Palmeirante e áreas adjacentes, com possibilidade de arrendamento de terreno para players de fertilizantes, tradings de agronegócio e outros setores. A principal vantagem é o ganho em eficiência, pela proximidade com a operação ferroviária e capacidade de armazenagem oferecida. No último ano, Mosaic e Ultracargo anunciaram investimentos para instalação no local.
Também no último ano, a VLI investiu em material rodante para aumentar sua capacidade de transporte de carga no corredor. No segundo semestre, a companhia anunciou o pedido de compra de 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas, em um negócio que movimentou um total aproximado de R$ 200 milhões.
-
Portos e Terminais
jan, 04, 2021
0
Portos do Paraná abre consulta para novos leilões
-
Portos e Terminais
fev, 18, 2022
0
Prorrogado prazo de envio de contribuições para licitação de área no Porto de Santos
-
Navegação
ago, 07, 2019
0
Empresas japonesas fazem parceria para desenvolver navios elétricos
-
Grãos
fev, 17, 2023
0
Seca pode reduzir entrada de divisas em 23% na Argentina