Portos e Terminais

VirtU GNL e Porto de Itaqui assinam acordo para descarbonização da frota

mar, 08, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202410

A Virtu GNL e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) assinaram nesta quarta-feira, durante a Intermodal South American 2024, acordo para descarbonização da frota do Porto de Itaqui, em São Luís (MA).

Especializada em transporte de gás natural liquefeito, a Virtu GNL atua como um meio de transporte complementar aos gasodutos, movimentando caminhões movidos a GNL em operações de longas distâncias, sobretudo nas regiões não contempladas pela malha dutoviária no Brasil.

“A Virtu GNL possui expertise, recursos técnicos e equipamentos, bem como meios necessários destinados ao desenvolvimento do projeto de descarbonização. Estamos comprometidos a desenvolver os estudos para contribuir com eficiência na redução de emissões de carbono e utilização de matrizes energéticas mais limpas no Porto de Itaqui e no Maranhão”, explica José de Moura Júnior, CEO da Virtu GNL.

Pelo Memorando de Entendimentos (MOU) assinado, ambas as partes se comprometem a instalar e desenvolver o projeto, visando o pioneirismo e eficiência da redução de emissões de carbono do Porto Itaqui, incluindo a substituição gradativa da frota de veículos pesados por outros com uso de tecnologia ou combustíveis mais limpos, incluindo movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito) e, ainda, o abastecimento de navios a GNL.

A Virtu GNL é faz parte de um grupo com mais de 50 anos de história e atua nos pilares de segurança, confiabilidade e inovação. Atua com transporte de mais de 600 mil m³ de gás por dia e em 2024 rompe a barreira de 1milhão de m³/dia.

Complementar a este MOU, o Consórcio assinou também na Intermodal um acordo para a descarbonização dos portos no Brasil, a Declaração de Intenção de Ação Cooperativa, comprometendo-se a promover a descarbonização do setor portuário brasileiro, visando um ecossistema portuário mais sustentável.

A iniciativa, pioneira no setor, irá contribuir para que as atividades portuárias sejam pensadas para amenizar o lançamento de gases poluentes na atmosfera. O plano de descarbonização será implementado por meio da Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos (ABDP).

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.