Carne suína paraguaia ganha força no mercado taiwanês e oferece oportunidade para crescimento das exportações
mar, 07, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202410
A carne suína paraguaia está conquistando espaço no mercado taiwanês, e já responde por 90% das exportações totais para aquele país, de acordo com dados do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa). Até o final de fevereiro, foram enviadas ao exterior 1.446 toneladas, das quais Taiwan importou um volume de 1.195 toneladas, totalizando US$ 3,5 milhões.
O intercâmbio comercial observado entre Paraguai e Taiwan no que diz respeito à proteína suína demonstra o grande dinamismo do comércio bilateral, o que fortalece as relações entre os dois países.
Outro destino de recebimento é o Uruguai, com uma participação de 7%. Até o final de fevereiro, este país comprou 169.978 toneladas do Paraguai, seguido pela Geórgia e Vietnã.
Oportunidades de crescimento e desenvolvimento no setor
Neste contexto, o Ministro da Indústria e Comércio (MIC), Javier Giménez, juntamente com seus vice-ministros da Indústria, Lorena Méndez, e da Rediex, Rodrigo Maluff, reuniram-se com representantes do setor suinícola para discutir as oportunidades de crescimento e desenvolvimento na indústria.
Eles discutiram os preparativos para o Acordo de Cooperação Econômica entre Paraguai e Taiwan (ECA) e os itens da agenda a serem abordados, como a liberação tarifária para exportações de carne suína para Taiwan.
A conversa se concentrou especificamente na exportação de carne suína congelada e miúdos, que será discutida em 20 de maio, no contexto da posse do presidente taiwanês, Lai Ching-te, onde se pretende aproveitar para realizar uma interessante missão comercial ao país asiático.
“Assim, como existem vários pontos de competitividade, marketing, presença em feiras, reativando a mesa setorial da carne para coordenar todo o trabalho em conjunto”, comentou o vice-ministro da Indústria ao final da reunião.
Perspectivas positivas
Por sua vez, o chefe da Upisa, Gilberto Altenhofen, mencionou que a reunião serviu para organizar a agenda com todos os projetos e decisões que podem ser tomados no mercado suíno em 2024.
“Isso inclui todos os mercados, negociações e o fortalecimento de cotas. Ou seja, existem muitos fatores competindo no setor suíno, e estamos muito otimistas em aumentar a cota de carne suína porque há um mercado; ou seja, hoje, temos uma produção regulada ou normal, mas com muita capacidade para dar mais”, disse ele.
Altenhofen indicou que, em relação à Upisa, a empresa exportou apenas 500 toneladas em janeiro e 950 toneladas em fevereiro. Atualmente, a empresa envia seus produtos principalmente para Taiwan, além do Uruguai, Vietnã e Brasil. “Temos outros mercados; depende do preço e de como o mercado se fecha”, afirmou.
Fonte: Agencia IP
Clique aqui para ler o texto original: https://www.ip.gov.py/ip/paraguayan-pork-is-positioned-in-the-taiwanese-market-and-there-is-an-opportunity-to-increase-exports/
-
Logística Outros
abr, 26, 2019
0
TCU considera concessão rodoviária BR-364/365
-
Economia
abr, 02, 2020
0
Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI
-
Minérios
fev, 07, 2019
0
Minas Gerais cancela as licenças da Vale para operar uma mina e uma barragem
-
Portos e Terminais
jul, 05, 2023
0
Receita Federal apreende mais de 130 quilos de cocaína no Porto de Santos