Brasil volta a exportar carne bovina para China
jun, 13, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201925
A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como “mal da vaca louca”, detectado em Mato Grosso.
A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.
A doença foi constatada em uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não havia, portanto, risco para a população.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou no último dia três, o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que mostrou que não há risco sanitário. As exportações de carne bovina continuaram normalmente para os demais países.
O gráfico a seguir, gerado a partir dos dados do Dataliner, mostra as exportações de carne brasileira para a China no período de janeiro de 2015 a abril de 2019.
Fonte: Ministério da Agricultura
-
Minérios
jul, 03, 2019
0
Exportação de minério de ferro do Brasil recua 16,7% em junho
-
Carnes
jul, 05, 2019
0
Exportações de carne bovina do Brasil crescem no primeiro semestre
-
Carnes
ago, 29, 2019
0
China libera estoque de carne suína para ampliar oferta
-
Grãos
ago, 28, 2019
0
Importações chinesas de soja argentina aumentam 328% em julho