Alta demanda doméstica do Brasil pela pitaya está prejudicando as exportações

abr, 10, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202415

A alta demanda doméstica do Brasil por pitaya está freando as exportações, com o consumo da fruta tendo crescido significativamente no país nos últimos anos. “Através de campanhas de marketing, promoção da fruta em redes de supermercados e televisão, a pitaya ganhou popularidade no cenário nacional”, diz Ricardo Martins, agrônomo da Epagri, empresa de pesquisa agrícola e extensão rural no sul do Brasil.

Dados coletados pela Ceagesp – Centro de Abastecimento de Frutas e Vegetais de São Paulo – indicam um crescimento de mais de 70% nas vendas da fruta nos últimos anos. Martins afirma que esses dados refletem o potencial da cultura para a agricultura familiar e como uma oportunidade para diversificar as atividades nas propriedades rurais. “A boa demanda doméstica gira em torno de $2 dólares por kg, semelhante aos preços de exportação. Devido a esses bons preços, não temos muito a exportar de pitaya. Temos visto a pitaya cultivada em pequenas áreas, mas há um grande potencial para que a fruta seja cultivada em áreas maiores, dada a oportunidade de exportação e industrialização”, diz Martins.

Os principais produtores de pitaya na América do Sul são Brasil, Peru e Equador, sendo este último líder na produção. “Observamos que em países menores como Peru e Equador, a produção está muito focada na exportação, mas no Brasil, o cenário é diferente porque o mercado doméstico é muito forte e competitivo, o que atrai muitas vendas. No entanto, com o aumento da oferta de frutas, esperamos que o Brasil comece a exportar, pois, nesse caso, é possível agregar ainda mais valor à fruta”, diz Martins.

No Brasil, a Associação dos Produtores de Pitaya do Brasil – APPIBRAS, é a principal associação que representa os produtores e desempenha um papel fundamental na promoção da fruta através de eventos e simpósios.

Fonte: Fresh Plaza

Clique aqui para ler o texto original: https://www.freshplaza.com/north-america/article/9615649/brazil-s-high-domestic-demand-for-dragon-fruit-holds-back-exports/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.