Chile aplica tarifa antidumping sobre aço chinês
abr, 22, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202417
O Chile anunciou a imposição de tarifas anti-dumping temporárias sobre os produtos siderúrgicos chineses utilizados pelo setor de mineração do país, numa tentativa de apoiar a indústria local.
As esferas de aço chinesas e as barras utilizadas na sua fabricação estarão sujeitas a tarifas de 33,5% e 24,9%, respectivamente, nos próximos seis meses, segundo decreto publicado no fim de semana.
Um aumento nas importações baratas devido à desaceleração da economia da China está pressionar os produtores de aço em toda a América Latina. No início deste mês, os legisladores chilenos aprovaram oito resoluções para pressionar o presidente Gabriel Boric a defender a deficitária indústria local e o seu ministro da Economia disse que medidas anti-dumping estavam em curso.
A mineradora Cap SA registrou uma forte valorização de suas ações quando anunciou, em março, o fim das operações de sua unidade de siderurgia. Para proteger 20 mil empregos nesse setor, o Chile coloca em xeque sua estratégia de comércio livre e arrisca enfurecer da China, seu maior comprador de cobre – principal produto de exportação chileno.
Sobre a decisão do governo do presidente Gabriel Boric de impor tarifas antidumping sobre alguns produtos de aço chinês, a Cap disse num comunicado que essas tarifas estão em linha com as medidas tomadas globalmente e permitirão que a sua unidade siderúrgica continue competitiva “enquanto essas sobretaxas permanecerem em vigor”.
Fonte: Valor Econômico
Clique aqui para ler o texto original: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/04/22/chile-aplica-tarifa-antidumping-sobre-aco-chines.ghtml
-
Navegação
nov, 10, 2022
0
Maersk e CMA CGM retiram Itajaí da rota do serviço Bossa Nova/SIRIUS
-
Portos e Terminais
ago, 07, 2023
0
Obras no cais do Porto de Paranaguá aumentam segurança e eficiência das operações
-
Grãos
nov, 12, 2020
0
Exportações brasileiras de arroz crescem 84% em outubro
-
Navegação
jul, 20, 2022
0
Frete marítimo entre Ásia e Brasil volta a subir e preocupa indústria