Economia

Economia em movimento: Exportações e importações brasileiras ganham força no primeiro trimestre

maio, 02, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202418

Dados recém-divulgados pela equipe de Business Intelligence da Datamar sobre a movimentação brasileira de contêineres apontam que no acumulado de janeiro a março as exportações cresceram 22,5% em relação a igual período de 2023.

Um dos principais responsáveis pelo aumento desses embarques foi a China. Só no primeiro trimestre de 2024, as exportações via contêineres brasileiras para a potência asiática cresceram 48,8% na comparação ano a ano. Para os Estados Unidos, foi registrado um incremento de 11,9% nos embarques e para o México, 29% no mesmo comparativo.

As carnes mantiveram a liderança entre as commodities brasileiras mais exportadas via contêineres, com crescimento de 6,1% nos embarques em relação ao primeiro trimestre de 2023. A madeira, segunda carga mais exportada via contêineres registrou um aumento de 19,2% nos embarques. No entanto, chamam a atenção o crescimento das exportações de algodão (+290,9%), Café, chá, mate e especiarias (+48,6%), Papel (+54,8%), Pasta de Celulose (+55,3%) e Açúcar (+ 130%).

Importações

Assim como as exportações, as importações via contêineres do Brasil também cresceram na comparação janeiro a março de 2024 e Janeiro a Março de 2023. O incremento foi de 20,4%.

A China continua como o país que mais enviou produtos via contêineres ao Brasil, com volumes 49,9% superiores aos do primeiro trimestre de 2023. As importações dos Estados Unidos cresceram 16,4% no mesmo comparativo.

O plástico foi a mercadoria mais importada pelo Brasil no primeiro trimestre de 2024, com crescimento de 33,8% em relação a igual período de 2023 mas os destaques são o aumento das importações de vidros (+342,8%) e pneus (+52,2%).

O gráfico a seguir traz um histórico da movimentação brasileira de contêineres nos últimos quatro anos. Os dados são do DataLiner:

Movimentação Brasileira de Contêineres |Jan 2021 – Mar 2024 | TEUs

Fonte: DataLiner

Plate

Segundo o DataLiner, as exportações argentinas via contêineres cresceram 4% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao período de janeiro a março de 2022. Já as importações caíram 12% no mesmo comparativo.

O Uruguai registrou um aumento de 4,8% nas exportações via contêineres e 14,7% nas importações no acumulado do ano (Janeiro a Março).

Diante desse aumento da movimentação de cargas, associado à omissão de viagens pelos armadores, o preço dos fretes tem subido, principalmente na rota China-ECSA, tendo atingido os 5 mil dólares nos últimos dias.

Para os próximos meses, o mais recente relatório “Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global”, da Organização Mundial do Comércio (OMC) informa que as pressões inflacionárias deverão diminuir este ano, o que permitirá que os rendimentos reais voltem a crescer, especialmente nas economias avançadas, proporcionando um impulso ao consumo de bens manufaturados. A recuperação da demanda por bens transacionáveis em 2024 já está em evidência, com os índices de novas encomendas de exportação indicando uma melhoria nas condições comerciais.

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.