Açúcar e Ethanol

Decisão sobre Retomada das Exportações de Açúcar Ainda Está Distante, Afirma India

maio, 13, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202418

O governo indiano ainda não está pronto para tomar uma decisão sobre retomar as exportações de açúcar este ano e precisará de vários meses para avaliar a questão, afirmou um funcionário do governo na quarta-feira, 8 de maio.

Como o segundo maior produtor mundial de açúcar, após o Brasil, a Índia proibiu as exportações de açúcar desde junho de 2022 para garantir o abastecimento do consumo interno e desviar a sacarose para a produção de etanol.

“É cedo demais para decidir”, afirmou Sanjeev Chopra, secretário de Alimentos e Distribuição Pública da Índia, em declarações à margem da Conferência Citi ISO Datagro Sugar, em Nova York.

Chopra explicou que as exportações de açúcar provavelmente não serão retomadas até que o governo esteja seguro de que há açúcar suficiente para atender à demanda doméstica, além de reservas para pelo menos dois meses e meio, e sacarose em quantidade suficiente para o programa de etanol.

Ele enfatizou que o governo considera a produção de etanol uma prioridade clara em relação à retomada das exportações de açúcar.

O órgão representativo da indústria açucareira da Índia, ISMA, solicitou recentemente ao governo a permissão para exportar 2 milhões de toneladas métricas de açúcar.

Deepak Ballani, Diretor Geral da ISMA, que também participou da conferência, informou que ainda aguardam uma resposta do governo.

Ballani acrescentou que a Índia terá 9 milhões de toneladas de açúcar disponíveis no final da temporada atual, em setembro, após o desvio para a produção de etanol – quantidade suficiente para atender à demanda interna e às exportações.

“Permitir as exportações proporcionaria uma liquidez melhor para os produtores de açúcar”, destacou.

Fonte: XM

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.