V.Group alerta para aumento dos riscos de segurança na frota de petroleiros
jun, 06, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202424
Os perigos à segurança estão aumentando devido a navios antigos e não regulamentados, afirmou a empresa de gestão de navios V.Group à Reuters, acrescentando que parou de prestar serviços para 30 petroleiros no ano passado depois que eles foram vendidos para empresas que não passaram nas verificações de conformidade.
Estima-se que até 850 petroleiros formem a chamada frota sombra, transportando petróleo de países como Irã e Venezuela, bem como da Rússia, que tem múltiplas restrições sobre suas exportações de petróleo.
O CEO da V.Group, Rene Kofod-Olsen, disse que eles “perderam 30 navios para a frota sombria” no ano passado.
“Normalmente, tentamos manter a gestão de um novo proprietário. Claramente, isso não foi possível para nós,” disse ele durante a semana de navegação Posidonia em Atenas, com novos proprietários não conseguindo passar nos padrões de conformidade da empresa.
A provedora de serviços marítimos V.Group trabalha com mais de 3.500 navios, com cerca de 300 petroleiros sob sua gestão através da subsidiária V.Ships, e possui uma das maiores equipes de tripulação de marinheiros do mundo.
Kofod-Olsen disse que desde o ano passado foram abordados por outras novas empresas buscando que a V.Group gerenciasse seus navios, mas essas também não passaram nas verificações de conformidade.
Navios transportando cargas de petróleo representam um enorme desafio ambiental, dizem fontes da indústria e analistas, pois são difíceis de rastrear devido à sua propriedade opaca e ao uso de seguros não ocidentais e outros serviços marítimos, e têm pouco incentivo para seguir padrões de navegação mais limpos.
Kofod-Olsen disse que a onda de aquisições de petroleiros da frota sombra diminuiu recentemente. “Os proprietários de navios que conhecemos são muito mais conservadores em termos de negociação de ativos,” disse ele.
No entanto, a frota sombra existente continua ativa.
“Esses ativos estão envelhecendo, o risco só vai aumentar,” ele disse. “Eles estão navegando cheios de combustíveis fósseis ou moléculas e são um perigo navegante.”
Outros também levantaram o alarme em Atenas esta semana.
“Se elementos dentro da indústria contornarem as regras e regulamentos, temos um problema,” disse Harry Conway, presidente do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho da agência da ONU, a Organização Marítima Internacional.
“Os navios da frota sombria não têm responsabilidade porque operam fora do radar – eles não respeitam as regras,” Conway disse em um Fórum de Armadores da Tradewinds em Posidonia.
Fonte: Reuters
Clique aqui para ler o original: https://www.reuters.com/business/autos-transportation/safety-dangers-sanctioned-tanker-fleet-growing-ship-manager-vgroup-says-2024-06-06/
-
Carnes
abr, 27, 2023
0
Carne de frango: BRF embarcará primeira carga à Polinésia Francesa no próximo mês
-
Regras de Comércio
fev, 23, 2024
0
Cresce preocupação com o atraso do acordo entre Mercosul e União Europeia entre agricultores argentinos
-
Portos e Terminais
maio, 05, 2022
0
Porto Itapoá será o único porto de SC com o serviço ASAS da Maersk
-
Portos e Terminais
ago, 18, 2020
0
Julho é o melhor mês do ano para o Porto de Vitória