Pesquisa mostra que o mercado de bioinsumos do Brasil apresenta crescimento quatro vezes superior à média global
jun, 26, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202427
Os agricultores brasileiros estão mais inclinados a mudar para bioinsumos do que seus pares em outros países, de acordo com uma nova pesquisa que mostra que o crescimento médio anual do mercado foi de 21% nos últimos três anos, quatro vezes acima de qualquer outro lugar no mundo.
De acordo com dados divulgados na terça-feira (25 de junho) pela Croplife, um lobby brasileiro que representa empresas de biotecnologia, produtos químicos e bioinsumos, as vendas no varejo de ferramentas de “biocontrole” no país atingiram 5 bilhões de reais (US$ 924 milhões) na safra 2023/2024.
Bioinsumos, essencialmente uma solução biológica para os problemas da agricultura moderna, são uma alternativa ao uso de pesticidas e fertilizantes para controlar pragas e melhorar a produtividade das culturas.
Os bioinsumos no Brasil estão sendo aplicados principalmente em campos de soja, milho e cana-de-açúcar, mas também têm sido usados por agricultores de algodão e café em menor escala, segundo a pesquisa.
O estado de Mato Grosso, maior fornecedor de produtos agrícolas do Brasil, localizado no Centro-Oeste do país, lidera o uso de bioinsumos, representando cerca de 33% do mercado doméstico, mostraram os dados da Croplife.
A Embrapa, agência de pesquisa agrícola do Brasil, definiu os insumos biológicos como produtos ou processos desenvolvidos a partir de enzimas, extratos de plantas ou microrganismos, entre outros, destinados ao controle biológico.
Segundo a Embrapa, esses insumos também podem ser usados como promotores de crescimento vegetal, aliviadores de estresse biótico e abiótico, e podem atuar como substitutos de antibióticos.
O Brasil, maior exportador mundial de soja, café, cana-de-açúcar e suco de laranja, além de um fornecedor competitivo de milho, é um mercado promissor, de acordo com a pesquisa.
Fonte: Reuters
Clique aqui para ler o texto original: https://www.reuters.com/markets/commodities/brazils-bioinputs-market-boasts-four-times-global-average-growth-research-shows-2024-06-25/
-
Portos e Terminais
maio, 07, 2020
0
Porto de Itaqui vê embarques maiores de grãos apesar de “lockdown” no Maranhão
-
Portos e Terminais
nov, 08, 2019
0
Operação otimizada de granéis sólidos é concluída no Porto do Pecém
-
Economia
ago, 20, 2024
0
Diversificação nas exportações: Paraguai entra em oito novos mercados em julho
-
Navegação
abr, 09, 2020
0
Até março, escalas de navios no país ainda não foram afetadas pela Covid-19, mas a projeção é de diminuição já para abril