Minérios

Lítio chileno será elegível para redução de impostos nos EUA

jul, 16, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202429

Produtos fabricados com lítio extraído do Chile – usado em baterias de veículos elétricos – serão elegíveis para benefícios fiscais dos EUA, disse o governo do país andino na quinta-feira.

O Chile, o maior produtor mundial de cobre e o segundo maior produtor de lítio, será elegível para benefícios fiscais previstos no NÓS Lei de Redução da Inflação(IRA), que inclui subsídios para veículos elétricos com base no fornecimento de metal para baterias.

O IRA exige que uma certa percentagem dos metais críticos da bateria venha dos EUA ou de um país com o qual tenha um acordo de livre comércio.

Como o Chile tem um acordo de livre comércio com os EUA, os dois países “deixaram explícito” que o Chile era elegível para benefícios fiscais, disse o Ministério da Economia.

O presidente dos EUA, Joe Biden A administração propôs um limiar rigoroso para as empresas controladas pela China, Rússia, Coreia do Norte e Irão.

No Chile, o segundo maior acionista da empresa local SQM é a Tianqi Lithium, um player chinês com amplo controle no mercado de lítio.

A SQM está atualmente a definir os detalhes de uma joint venture com a mineradora estatal chilena de cobre Codelco, como parte de um mandato governamental para aumentar o controle estatal sobre a indústria do lítio.

O único outro produtor ativo do metal branco no Chile é a Albemarle, dos Estados Unidos.

As isenções fiscais do IRA incentivarão a exportação de matérias-primas de lítio pelo Chile, bem como mais caro material catódico e subprodutos do litodo, disse o Ministério da Economia.

O país sul-americano também recentemente iniciativas lançadas para que aqueles que usam o lítio como matéria-prima possam receber preços preferenciais dos mineradores.

Fonte: Reuters

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.