México atrai cada vez mais linhas de contêineres
jul, 16, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202429
A principal transportadora sul-coreana, HMM, tornou-se a mais recente empresa do ramo a anunciar um novo serviço ligando a China ao México.
Nos últimos meses, houve uma série de lançamentos de serviços semelhantes entre a China e o México, alterando a oferta de serviços de contêineres.
Na semana passada, a Ocean Network Express (ONE) divulgou um serviço semelhante, enquanto no mês passado tanto a COSCO quanto a OOCL fizeram o mesmo, com a Mediterranean Shipping Co (MSC) também se juntando ao grupo no início do ano.
Dados das estatísticas de comércio de contêineres mostram que os volumes de janeiro a maio entre a China e o México alcançaram um novo recorde de 563.829 TEUs, um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento anual no transporte de contêineres entre a China e o México já havia aumentado 34,8% em 2023, em comparação com apenas 3,5% em 2022.
No ano passado, o México ultrapassou a China como principal parceiro comercial dos EUA, segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA.
Emily Stausbøll, analista sênior de transporte marítimo da Xeneta, uma plataforma de taxas de frete, disse à Splash: “O comércio China-México teve um crescimento fenomenal nos últimos anos, mesmo durante 2023, quando os volumes de transporte marítimo de contêineres foram reduzidos em nível global”.
Stausbøll atribuiu os números recordes em 2024 aos mesmos fatores por trás do enorme crescimento em 2023 – como os importadores que usaram o México como porta dos fundos para os EUA para evitar tarifas sobre produtos provenientes da China. Ela também citou outros fatores, como o aumento do investimento na indústria no México.
“Num cenário puramente hipotético, se esta taxa de crescimento continuar, até 2031 haverá mais contêineres importados da China para o México do que da costa oeste dos EUA”, disse Peter Sand, também da Xeneta.
Com as transportadoras anunciando novos serviços entre a China e o México para satisfazer esta crescente demanda, a capacidade disponível nesse comércio permitiu que as taxas à vista caíssem mais cedo e mais rapidamente devido ao recente aumento do mercado em comparação com outros negócios fronthaul fora da Ásia, de acordo com dados da Xeneta.
“Embora as transportadoras possam continuar a aumentar a capacidade, como a infraestrutura portuária no México será capaz de lidar com este incrível crescimento a longo prazo é outra questão”, advertiu Stausbøll.
Nos últimos anos, o investimento direto de empresas chinesas no México passou por um crescimento significativo. Este aumento é evidente nos números, passando de 38 milhões de dólares em 2011 para 386 milhões de dólares em 2021. Notavelmente, as empresas chinesas representam agora a fonte de investimento estrangeiro que mais cresce no México. Seus investimentos visam predominantemente o setor manufatureiro, abrangendo projetos que vão desde equipamentos de informática, como o mega investimento da Lenovo no México em montagem de computadores, servidores e racks de computadores, equipamentos de construção liderados pela Lingong Heavy Machinery, móveis liderados pela Man Wah e veículos elétricos com BYD e Chery fazendo investimentos maciços, algo que se tornou um tema de discussão na campanha eleitoral dos EUA.
O ex-presidente Donald Trump disse que aplicaria uma tarifa de 100% aos carros fabricados no México por empresas chinesas, o dobro da taxa que ele disse anteriormente que aplicaria aos automóveis fabricados ao sul da fronteira dos EUA.
A administração Biden, entretanto, impôs na semana passada tarifas sobre o aço e o alumínio enviados do México e fabricados em outros países – uma tentativa de impedir a China de evitar impostos de importação.
Haverá uma tarifa de 25% sobre o aço não fundido ou vazado no México e uma tarifa de 10% sobre o alumínio.
“Os EUA provavelmente aumentarão as medidas destinadas a reduzir o aumento das exportações chinesas e dos fluxos de investimento direto estrangeiro para o México”, afirmou um relatório recente da S&P Global.
Fonte: Splash247
Clique aqui para ler a matéria original: https://splash247.com/global-liners-flock-to-mexico/
-
Portos e Terminais
mar, 15, 2024
0
Em parceria com Porto do Açu, Goiás busca ampliação de produção agrícola
-
Carnes
out, 22, 2024
0
Marfrig usará Sadia, da BRF, como sua marca de expansão global
-
Portos e Terminais
jun, 14, 2022
0
Navio colide em berço de atracação no Porto de Santos
-
Carnes
jul, 10, 2023
0
Carne suína: Embarques avançam quase 16% de janeiro a junho, aponta ABPA