Grãos

Exportações brasileiras de farelo de soja atingem recorde em julho

jul, 26, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202430

As exportações brasileiras de farelo de soja foram estimadas em 2,40 milhões de toneladas em julho. Se confirmado até o final do mês, esse volume representará um recorde mensal, segundo dados divulgados pela associação exportadora de grãos Anec.

A Anec revisou para cima sua estimativa anterior de 2,23 milhões de toneladas. O Brasil, que é uma das maiores economias da América Latina, está entre os principais exportadores globais de farelo de soja, ao lado da Argentina.

O recorde histórico anterior das exportações brasileiras de farelo de soja foi alcançado em maio de 2023, quando foram embarcadas 2,27 milhões de toneladas.

De acordo com a Anec, o clima atual favorece o transporte marítimo de produtos, embora a demanda interna por farelo de soja tenha permanecido estável. A associação alerta que os números finais das exportações podem variar devido a mudanças nos horários de embarque.

Se a estimativa se confirmar até o final do mês, as exportações haverão crescido cerca de 11% em relação ao mesmo período do ano passado e aumentado mais de 400 mil toneladas em comparação a junho.

O gráfico a seguir se baseia em dados do DataLiner para demonstrar as remessas marítimas gerais de resíduos de soja do Brasil, registradas de janeiro de 2021 a maio de 2024.

Volume de exportação de Resíduos de Soja | Jan 2021 – Maio 2024 | WTMT

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

A Anec também prevê que o Brasil exporte 10,43 milhões de toneladas de soja em julho, uma ligeira diminuição em relação aos 10,71 milhões projetados na semana anterior.

Na semana passada, a projeção era de 4,51 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,56 milhões. No entanto, esse resultado ainda fica abaixo das 5,9 milhões de toneladas de milho exportadas pelo Brasil no mesmo período do ano passado, quando o país colheu uma safra recorde.

Fonte: MarineLink

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.