CNA é contra ampliar quota de importação do trigo com alíquota zero
ago, 05, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202431
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se posicionou, em ofício enviado ao governo, contra a ampliação em 500 mil toneladas da quota de importação de trigo com alíquota zero do Imposto de Importação.
A proposta de aumento do volume importado sem taxa de importação foi encaminhada pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em junho, à Secretaria-Executiva da Camex e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Atualmente, a cota é de 750 mil toneladas. O processo está em consulta pública.
No ofício encaminhado ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro de Agricultura, Carlos Fávaro, o presidente da CNA, João Martins avalia que a medida não se justifica em razão do comportamento da produção do cereal nos últimos anos.
A entidade lembra que, em 2022, o Brasil bateu recorde, e em 2023, o setor sustentou o abastecimento, mesmo diante de todas as adversidades climáticas.
Para 2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima produção de 8,95 milhões de toneladas, volume 11% superior ao que foi produzido na última safra.
Da mesma forma, lembra a CNA, a Argentina, principal fornecedora de trigo ao Brasil, respondendo por 73,5% das importações brasileiras, está com previsão de aumento da produção (14%) e da exportação (35,3%) neste ano. O Brasil não aplica tarifas de importação sobre o trigo argentino, pois o país vizinho integra o bloco do Mercosul.
O gráfico a seguir compara o volume de importação de trigo registrado nos portos brasileiros no período de janeiro a junho, de 2021 a 2024. Os dados vêm do serviço de inteligência de mercado original da Datamar, DataLiner.
Volume de importação de trigo | Jan-Jun 2021 a Jan-Jun 2024 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
“A medida, além de não exercer qualquer efeito sobre os preços ao consumidor, já em retração, tornaria ainda um fator de redução de competitividade e de sustentabilidade econômica dos produtores de trigo no Brasil”, conclui a CNA no ofício.
Fonte: Notícias Agrícolas
Clique aqui para ler o texto original: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/trigo/382111-cna-e-contra-ampliar-quota-de-importacao-do-trigo-com-aliquota-zero.html
-
Portos e Terminais
set, 03, 2024
0
Aprovado acordo que pagará R$ 1,15 bilhão a mais de 8 mil participantes do Portus
-
Portos e Terminais
abr, 25, 2021
0
Tempestade fechou Itajaí e Navegantes por alguns dias semana passada
-
Logística Outros
abr, 16, 2019
0
Brasil promete empréstimos a caminhoneiros na tentativa de evitar greves
-
Portos e Terminais
jun, 17, 2021
0
Movimentação de cargas no Porto de Vitória cresce 43% em maio