Acordo EU-Mercosul abre mercado de cabotagem no Brasil
jul, 03, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201928
De acordo com o Valor, o Mercosul abriu parte de seu mercado de transporte de cabotagem no acordo com a União Europeia. Dez anos após sua implementação, navios europeus poderão transportar contêineres no serviço regional, ou seja, entre países do bloco sul-americano.
Para preservar o mercado nacional, rotas como Manaus a São Paulo ficaram de fora do acordo.
O acordo permite agora o transporte de contêineres via cabotagem e dá segurança jurídica ao transporte de trigo e minérios por essa via. Para esses produtos, já eram admitidas embarcações estrangeiras mas a regra não constava em nenhum instrumento legal.
Atualmente, são transportados aproximadamente 200 mil TEUs ao ano nas rotas regionais. O valor do frete de toda essa carga chega a US$ 50 milhões. É a esse mercado que os europeus terão acesso.
Porém, ficarão fora do alcance das embarcações europeias grandes fatias de mercado, como o transporte de soja e milho em granel e o transporte ro-ro, como automóveis.
Ficou de fora também a hidrovia Paraná-Paraguai, que se estende pelos quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e pela Bolívia. Nela, a cabotagem continua restrita às embarcações com bandeiras do bloco.
Fonte: Valor
-
Carnes
jul, 10, 2019
0
Acordo Mercosul / UE favorece a indústria brasileira de carne bovina
-
Navegação
ago, 19, 2019
0
Governo planeja MP da Cabotagem
-
Portos e Terminais
jul, 11, 2019
0
Cabotagem: movimentação de contêineres cresce 56% no Porto do Pecém
-
Navegação
jul, 29, 2019
0
Cabotagem cresce 18% entre junho de 2018 e abril de 2019