Outras Cargas

Alemanha e Itália importam ouro brasileiro de origem legal duvidosa, mostra estudo

ago, 16, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202433

Toda a importação de ouro brasileiro pela Alemanha e 71% da importação pela Itália vêm de áreas da Amazônia onde a mineração ilegal é predominante, afirmou um  instituto de pesquisa no último dia 13, pedindo uma maior fiscalização europeia.

Toda a quantidade de 1,3 toneladas (2.866 lb) de ouro que a Alemanha importou do Brasil em 2023 veio do estado do Amazonas, conforme um estudo do Instituto Escolhas, baseado em São Paulo, que utilizou dados governamentais.

A Itália importou 356 kg (784,85 lb) de ouro brasileiro no ano passado, incluindo 254 kg dos estados do Pará e de São Paulo, disse o relatório intitulado “Ouro Perigoso da Europa”.

O estado de São Paulo não produz ouro, mas é o principal centro de comercialização e exportação do metal precioso, especialmente de origens legais duvidosas.

A União Europeia tem regras rígidas para conter a venda de minérios de origens duvidosas ou ilícitas, mas o processo de devida diligência possui muitos pontos cegos, disse Larissa Rodrigues, diretora de pesquisa do Instituto Escolhas, em entrevista.

“Não pode afirmar que tem uma política de compra responsável. … As empresas europeias que compram o ouro não têm ideia de onde ele foi minerado e quem o vendeu para os comerciantes para exportação.”

Cerca de 94% do ouro brasileiro importado pela Alemanha e pela Itália, os principais compradores da UE, tem origens duvidosas, chegando por meio de uma cadeia de intermediários de centenas de prospectos de ouro na Amazônia, observou Rodrigues.

Mais da metade das 68 toneladas de ouro exportadas pelo Brasil no ano passado têm origens suspeitas que não podem ser rastreadas, apesar das medidas do governo atual para combater as vendas ilegais de ouro, disse o Instituto Escolhas.

O Canadá é o principal comprador de ouro brasileiro, que é exportado por empresas de minas legalmente licenciadas, assim como o terceiro maior importador, o Reino Unido, afirmou a pesquisa.

No entanto, as importações de ouro brasileiro pela Suíça, o segundo maior comprador, incluem barras provenientes de locais de mineração clandestina, disse Rodrigues. Grande parte disso acaba na UE, que recebe 70% do seu ouro dos suíços.

Fonte: MSN

Clique aqui para ler o texto original: https://www.msn.com/en-ca/money/other/germany-italy-import-legally-dubious-brazilian-gold-study-shows/ar-AA1oJTg1?ocid=BingNewsSerp

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.