Porto Itapoá ganha Selo Ouro do Programa GHG Protocol e une-se ao et Zero Ambition
ago, 23, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202434
O Porto Itapoá recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol por seu inventário completo de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o ciclo de 2024, demonstrando seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis de gestão ambiental. Segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., Diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, esse reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a transparência e a precisão das informações divulgadas no ciclo de 2024, bem como a eficácia de suas ações no controle e redução das emissões de gases de efeito estufa. “Nossas operações estão comprometidas com a redução das emissões, e, para isso, fizemos investimentos substanciais em tecnologia e melhorias de processos”, afirma.
Esse compromisso é fortalecido pela adesão do Terminal ao Movimento Net Zero Ambition, uma iniciativa de aceleração que visa apoiar empresas dentro do Pacto Global da ONU a estabelecer compromissos climáticos ambiciosos e baseados em ciência, integrando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) e os objetivos do Acordo de Paris às suas estratégias de negócios. “Essa adesão destaca a intenção da empresa de intensificar suas ações de sustentabilidade, alinhando suas estratégias com as metas globais de mudança climática,” explica Rosa Jr.
Maior Frota de Tratores Elétricos do País
O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para suas operações internas. Conhecidos como Tratores Terminais (TTs), esses veículos são utilizados para o movimento interno de contêineres dentro do Terminal. A aquisição, avaliada em R$ 20 milhões, faz parte do processo de expansão do porto e agora conta com a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários brasileiros.
Rosa Jr. destaca que serão economizados 858.000 litros de combustível anualmente. “Isso significa que evitaremos a emissão de 2.000 toneladas de carbono na atmosfera a cada ano,” diz ele. Os TTs serão carregados dentro do próprio Terminal, que, desde o ano passado, alterou sua política de aquisição de energia para comprar apenas energia renovável. “Passamos a adquirir apenas energia de fontes renováveis,” explica Rosa Jr.
Cada veículo pode transportar até 65 toneladas e tem uma autonomia de 150 km, equivalente a cerca de 10 horas de trabalho. “No total, os novos TTs nos proporcionarão uma autonomia de 3.000 quilômetros antes da recarga, demonstrando que a gestão ambiental eficaz impacta diretamente a produtividade,” avalia o diretor.
Certificação Internacional
Em abril deste ano, o Porto Itapoá recebeu a certificação internacional I-Rec (Renewable Energy Certificate), confirmando que 100% da eletricidade usada no Terminal em 2023 veio de fontes renováveis. No total, foram utilizados mais de 46.000 MWh no ano passado.
O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, explica que o objetivo é neutralizar as emissões de carbono para o que é conhecido como Escopo 2. “Esse termo é utilizado pelo setor produtivo internacional para se referir às emissões relacionadas ao consumo de eletricidade adquirida de um fornecedor externo,” detalha ele.
Em 2023, o Porto Itapoá alterou sua política de aquisição de energia, optando por consumir apenas energia de fontes renováveis em novos contratos. Essa transação é certificada pelo I-REC.
-
Portos e Terminais
ago, 19, 2020
0
Raio em contêiner causa incêndio no Porto do Chibatão
-
Grãos
out, 16, 2020
0
Bolsa de Rosário reduz estimativa de colheita de trigo na Argentina
-
Navegação
abr, 17, 2024
0
Hapag-Lloyd remove Navegantes da rota ECX e introduz novo serviço de feeder no Brasil
-
Portos e Terminais
nov, 21, 2022
0
Movimentação portuária no 3º trimestre registra crescimento de 2,1%