Peru: Investimento em concessões portuárias atinge US$ 2,2 bilhões
ago, 29, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202435
A Autoridade Portuária Nacional (APN) do Peru divulgou que as oito concessões portuárias concedidas no país já somaram investimentos de mais de USD 2,2 bilhões até o momento, com um compromisso total de USD 3,447 bilhões.
“O trabalho que a APN vem realizando há 21 anos faz parte de uma política de Estado reforçada por este governo, especialmente com os projetos de infraestrutura que estamos vendo”, afirmou Juan Carlos Paz Cárdenas, Presidente do Conselho da APN.
Há dois meses, o Cais Bicentenário foi inaugurado em Callao, operado pela DP World Callao. De acordo com o contrato de concessão, a empresa deveria construir um cais de 960 metros, mas decidiu construir um mais longo, chegando a 1.050 metros.
“Eles confiam no país, veem que o Peru oferece garantias de investimento e fizeram mais do que o acordado. Com isso, a capacidade do operador agora permite atender três navios Neo-Panamax simultaneamente, o que já foi comprovado. Isso é algo raro na América Latina. Até o momento, a DP World investiu mais de USD 714 milhões no Terminal de Contêineres no Porto de Callao”, acrescentou o chefe da APN.
Enquanto isso, a APM Terminals Callao, operadora do Cais Norte Multiuso do Porto de Callao, investiu mais de USD 471 milhões, e a Transportadora Callao, operadora do Terminal de Exportação de Concentrados Minerais, investiu USD 113 milhões.
“Callao é agora um hub que recebe cargas de transbordo. Todas as concessões levaram a melhorias na eficiência, fortalecendo a cadeia logística e beneficiando os cidadãos”, destacou Paz Cárdenas.
Em Paita, há um terminal que serve como principal ponto de exportação para contêineres refrigerados, enviando produtos hidrobiológicos e agrícolas. A concessão desse terminal é gerida pela Terminales Portuarios Euroandinos, um consórcio com capital turco e emiradense. O investimento acumulado nesse terminal gira em torno de USD 289 milhões.
Salaverry registrou um investimento acumulado de aproximadamente USD 137 milhões. Vale destacar que em 2023 o total de carga movimentada por esse terminal chegou a 3,19 milhões de toneladas de granéis sólidos, representando 97,59% de sua capacidade total.
Investimentos Portuários no Sul do Peru e na Amazônia
Arequipa conta com um porto importante em Matarani, que movimenta 7,5 milhões de toneladas métricas, atendendo a três minas no sul, cada uma com seu próprio armazém. Desde 1999, a concessionária desse terminal, Terminal Internacional del Sur (TISUR), já investiu USD 290 milhões.
Além disso, o Terminal Portuário General San Martín, operado pela Puerto de Paracas, recebeu investimentos de USD 183 milhões, conquistando a confiança de diversas companhias de navegação.
Na Amazônia peruana, o Terminal Portuário Yurimaguas – Nueva Reforma recebeu um investimento de USD 36 milhões através de uma parceria entre o governo peruano e a Concessionária Puerto Amazonas. Nas próximas semanas, o contrato de concessão do Terminal Portuário de San Juan de Marcona será assinado com a Jin Zhao Peru, com um investimento previsto de mais de USD 400 milhões.
-
Portos e Terminais
jun, 19, 2020
0
Dois meses após o início da dragagem, Porto de Santa Fé reativa a operação fluvial
-
Navegação
set, 15, 2021
0
Hapag-Lloyd confirma suspensão do aumento de taxas
-
Portos e Terminais
ago, 23, 2021
0
Portos RS divulga resultados da movimentação de julho de 2021
-
Grãos
jul, 14, 2022
0
Agricultores da Argentina fazem greve contra o governo