Cerejas Argentinas: Expectativa de Aumento nas Exportações nesta Temporada
set, 23, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202438
Com a chegada da primavera no hemisfério sul, as cerejeiras estão finalizando sua fase de dormência. O gerente geral da Câmara Argentina de Produtores de Cerejas Integrados (CAPCI), Aníbal Caminiti, informou ao FreshFruitPortal.com que a frutificação foi confirmada nos pomares de Mendoza.
“As frutas estão em formação e algumas variedades precoces estão começando a apresentar coloração avermelhada,” disse ele. Caminiti acrescentou que o clima favorável em todo o país teve um impacto positivo nas colheitas. “Acumulamos uma quantidade significativa de horas de frio. A zona da Patagônia superou a acumulação de frio dos últimos seis anos em 15%.”
Ele ainda mencionou que, em junho, já haviam acumulado horas de frio para a maioria das variedades. As variedades restantes alcançaram a floração plena entre os dias 16 e 17 de setembro.
Caminiti explicou que o grupo de variedades Royal em Mendoza está próximo da floração total e que os pomares de Royal Down serão os últimos desse grupo.
“A temporada avançou em todas as regiões em aproximadamente 5 a 10 dias até agora. Portanto, promete ser uma temporada de colheita antecipada,” acrescentou.
Na região do Alto Rio Negro, variedades como Nimba e Pacific Red devem ser colhidas na última semana de outubro, continuando até a primeira semana de novembro para aquelas do grupo Royal.
Ele acrescentou que Chubut deve alcançar a floração plena entre os dias 21 e 25 de setembro, seguido pelas regiões mais ao sul.
Caminiti comentou que, para garantir uma boa produtividade e um bom processo da fruta, é muito satisfatório cumprir as horas de frio, mas outras variáveis também devem ser consideradas, como a temperatura térmica, que deve acumular dias de grau para atender aos diferentes estágios fenológicos “e isso está ocorrendo muito bem este ano,” disse ele.
“Este ano tivemos geadas, como costuma acontecer na Patagônia. Já tivemos 11 geadas controladas, com temperaturas entre 30°F e 26°F. Mas, durante o dia, a temperatura aumenta, e todo o processo fenológico está sendo cumprido de forma bastante satisfatória,” explicou.
As frutas ultra-precoces de Mendoza ocorrem em datas semelhantes à área de Ovalle, no Chile, por volta da semana 42, apontou Caminiti. Ele indicou que a floração continua na área do Rio Negro e no Valle Medio, onde as variedades precoces começarão a ser colhidas no final de outubro.
Quanto às exportações, as frutas precoces de Mendoza são destinadas aos mercados europeu e inglês. Mas “as frutas precoces do Rio Negro estão sendo enviadas de avião para os mercados asiáticos,” disse ele.
Ele explicou que as frutas precoces não são destinadas ao gigante asiático porque não vêm de áreas livres de pragas.
“As perspectivas são boas a excelentes; se o clima se mantiver estável, teremos aumento na produção. Vai depender da área, mas pode haver um aumento de 10 a 30% na produção,” aventou.
Com isso, a Argentina está pronta para recuperar um equilíbrio exportável de cerejas “que mostrará um aumento de 10% a 15%.”
Fonte: FreshFruit Portal
Clique aqui para ler o texto original: https://www.freshfruitportal.com/news/2024/09/23/argentine-cherry-exports-poised-for-growth/
-
Portos e Terminais
set, 18, 2020
0
Cresce movimentação de cargas no Sistema Portuário Público Gaúcho
-
Logística Outros
set, 25, 2024
0
VLI firma parceria para compensação de CO2 em todo o transporte ferroviário de combustíveis da ALE
-
Regras de Comércio
jan, 31, 2020
0
Comércio exterior por portos chilenos diminuiu 8,2% em 2019
-
Grãos
jul, 03, 2023
0
Porto de Paranaguá vê aumento significativo na exportação de milho e canjica