Acordo UE-Mercosul será fechado ainda neste ano, diz Lula
out, 01, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202439
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que será fechado ainda neste ano o acordo entre Mercosul e União Europeia. O acordo entre os dois blocos vem sendo negociado há mais de 20 anos e, apesar dos avanços recentes, ainda há questões ambientais que impedem a assinatura.
“Eu quero dizer para os companheiros empresários mexicanos que ainda este ano, se Deus quiser, nós vamos fechar o acordo Mercosul e União Europeia. Está pronto. E o Brasil está pronto para assinar esse acordo”, disse Lula durante o Fórum Empresarial Brasil México, promovido pela Apex. “Para ninguém nunca mais falar que é a América do Sul que não quer”, completou o presidente.
Segundo ele, esse acordo poderia ser estendido para a América Latina. “Esse acordo da União Europeia com a América do Sul [Mercosul] pode ser estendido para um acordo da União Europeia com a América Latina. O mundo está precisando disso. A economia está um pouco atrofiada no mundo inteiro. E nós temos mercado para isso”, declarou.
Relação com o México
Lula afirmou que é preciso retomar a relação comercial entre Brasil e México. “Boa política de relação comercial é uma via de duas mãos. É preciso que haja balanço equilibrado nessa relação comercial [Brasil e México].”
“Ninguém aguenta ter déficit comercial. Preciso trazer [a relação comercial] de volta à civilidade.”
Para ele, é preciso haver uma maior “irmandade” entre as duas nações. “Temos que gerar uma maior irmandade entre Brasil e México, sem que haja a prevalência de um setor econômico exportando mais que outro.
Ainda de acordo com o presidente Lula, o “Brasil não visitava ninguém” no governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele defendeu também que os dois tornem “economias desenvolvidas” com bases tecnológicas e que invistam em inteligência artificial (IA) em benefício mútuo.
“Vamos sentar e discutir o que se pode fazer pela economia de Brasil e México para nos transformar numa economia de US$ 5 trilhões a US$ 6 trilhões. Não quero brigar com EUA, China, ninguém; eu quero fazer negócios e crescer”, acrescentou o presidente brasileiro. “Nossos acordos comerciais precisam ser revistos e refeitos o mais rápido possível para melhorar vida do México e Brasil.”
Na ocasião, Lula também aproveitou para reforçar o apoio à presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, que segundo ele está montando um “governo plural” –Claudia tomou posse nesta terça, 1º de outubro. E também ao novo ministro mexicano da Economia, Marcelo Ebrard.
“Fico feliz que vocês [mexicanos] elegeram uma mulher, a Claudia Sheinbaum.Vamos ver se Claudia e eu teremos sabedoria para liderar as mudanças[comerciais]”, ressaltou Lula. “Claudia sabe que tem que fazer mais e melhor ainda[que López Obrador, atual presidente do México].”
*A jornalista viajou a convite da Apex
Fonte: Valor Econômico
Clique aqui para ler o texto original: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/09/30/acordo-ue-mercosul-sera-fechado-ainda-neste-ano-diz-lula.ghtml
-
Aço e Alumínio
jul, 13, 2022
0
Exportação de sucata ferrosa teve queda de 72% em junho
-
Regras de Comércio
jan, 31, 2020
0
Comércio exterior por portos chilenos diminuiu 8,2% em 2019
-
Açúcar e Ethanol
fev, 24, 2023
0
Redução de preço do frete marítimo torna atrativa a exportação de açúcar em contêiner
-
Portos e Terminais
ago, 31, 2023
0
Cotado para assumir Ministério dos Portos avisa aliados que é contra privatizar terminal de Santos