Porto de Itajaí recebe primeiro navio em área operada pela JBS
out, 14, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202440
A JBS Terminais deu início na última sexta-feira (11) à operação da área de contêineres do Porto de Itajaí. A atracação do navio Maersk Lamanai, com bandeira de Hong Kong, marca a retomada dos trabalhos na área, que estava sem uso desde dezembro de 2022, quando chegou ao fim a concessão para a APM Terminals.
A embarcação, contratada pela Seara, do Grupo JBS, realizou o carregamento de cargas refrigeradas e seguiu na sequência para o Porto de Santos (SP).
A retomada se tornou possível após investimentos de US$ 30 milhões pela JBS, para o alfandegamento da área arrendada pela Receita Federal. A JBS Terminais planeja o recebimento de cinco linhas regulares de navios. Isso levaria a uma movimentação de 58 mil TEUs por mês – medida que corresponde a contêineres de 20 pés, valor superior à meta contratual, de 44 mil TEUs.
“Estamos dando início a um novo ciclo de desenvolvimento, não apenas para a nossa empresa, mas para toda a região de Itajaí”, resumiu o diretor executivo da JBS Terminais, Aristides Russi Junior.
Inicialmente arrematada pela Mada Araújo, a concessão temporária da área foi repassada à JBS Terminais no começo deste ano. Agora, durante os dois anos de arrendamento transitório, o governo federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.
Atracação de Navios JBS no Porto Público
Desde o dia 07 de julho, diversos navios da operadora JBS Terminais atracaram no porto público/cais público para operações de embarque e desembarque. Em uma parceria conjunta com o operador da área pública, a SC PORTOS, sete navios atracaram, demonstrando que a união de forças para movimentar o porto num todo foi fundamental. O navio STAR LYSEFJORD chegou ao porto em julho para desembarcar uma carga significativa, enquanto o CMA CGM PLATON, atracado no final do mesmo mês, realizou operações de embarque. Em setembro, o CHIPOL CHANGAN e o MSC KALAMATA também operaram no porto com embarques importantes. Posteriormente, o MAERSK LOTA continuou com as operações de exportação, seguido pelo MSC ILLINOIS, que teve uma das maiores movimentações do período, incluindo remoções além do embarque de contêineres.
No início de outubro, o NC BRUMA realizou uma operação menor de embarque, e hoje, o MAERSK LAMANAI completou novas atividades de exportação. .
Com informações do Porto de Itajaí e da NSC.
Fonte: FIESC
Clique aqui para ler o texto original: https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/porto-de-itajai-recebe-primeiro-navio-em-area-operada-pela-jbs
-
Portos e Terminais
fev, 23, 2023
0
Porto turco fecha e afeta exportações brasileiras pelo Porto de Santos
-
Navegação
fev, 05, 2020
0
“Hapag-Lloyd lança ferramenta de monitoramento remoto da cadeia de suprimentos reefer
-
Portos e Terminais
abr, 11, 2024
0
Porto de Imbituba alcança recorde histórico com mais de 830 mil toneladas movimentadas
-
Navegação
jan, 21, 2021
0
Maersk Essen perde 750 contêineres na rota de Xiamen para Los Angeles