Produtores de Algodão do MS processam Monsanto
jul, 11, 2019 Postado porSylvia SchandertSemana201929
A Associação dos Produtores de Algodão do Mato Grosso vai processar a Monsanto (adquirida pela Bayer em 2018) pedindo a anulação da patente da semente geneticamente modificada Bollgard II RR Flex, uma das mais utilizadas no país. De acordo com o Valor, a entidade também vai pedir a devolução dos royalties pagos pelos cotonicultores no estado desde o lançamento da semente, em 2013. A conta chegaria a US$ 150 milhões.
Para a associação, a semente, conhecida no mercado como B2RF, não tem inovações suficientes que justifiquem o pagamento dos royalties cobrados. Essa semente é uma combinação entre a segunda geração da Bollgard, tolerante a lagartas, e a Roundup Ready, resistente ao herbicida de mesmo nome, desenvolvidos pela Monsanto e cujas patentes expiraram. O órgão afirma que há “insuficiente descritiva” no pedido de patente feito pela Monsanto.
A Bayer (responsável pela Monsanto) por sua vez, afirma que “as patentes (são quatro) dessa tecnologia seguiram as mais rigorosas regras de exame e todos os requisitos de patenteabilidade foram devidamente atendidos”.
Fonte: Valor