Navegação

USAID fornece financiamento para combater a corrupção marítima em grandes portos

out, 16, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202441

A Rede Marítima Anticorrupção (MACN) recebeu financiamento de projeto por dois anos da agência de desenvolvimento do governo dos EUA, a USAID, para ajudar na luta contra a corrupção transnacional no setor marítimo.

Esses fundos fazem parte da atividade “Fazendo Negócios com Integridade” da USAID, e a colaboração será parte do “Desafio de Grande Escala para Combater a Corrupção Transnacional no Desenvolvimento”.

Esta iniciativa também é apoiada por financiamento complementar de empresas privadas, como Maersk Line, Maersk, Fundação Lauritzen, DS Norden, Hafnia, Odfjell, JM Baxi, o Instituto de Operações e Gestão de Exportação na Nigéria, além de membros do Comitê Consultivo da MACN na Índia.

Com esse apoio, a MACN e seus parceiros de implementação, Eldib Pandi e a Convenção sobre Integridade Empresarial, aumentarão drasticamente o número de empresas e embarcações utilizando o HelpDesk da MACN e engajando-se em diálogo com governos para abordar as causas profundas da corrupção no setor marítimo.

O HelpDesk é o único mecanismo global que oferece à indústria marítima um canal de escalonamento e resolução em tempo real para incidentes de corrupção em portos. Mais de 3.000 embarcações o utilizaram até o momento, com mais de 200 casos escalonados devido a tentativas de suborno. Segundo a MACN, cerca de 99% desses casos foram resolvidos sem pagamentos de suborno.

O acesso ao HelpDesk será expandido durante o projeto na Índia, Egito e Nigéria. O projeto será implementado além dos principais centros internacionais, como Mumbai, Chennai, Lagos e o Canal de Suez, para envolver mais empresas locais e atividades. A cobertura será ampliada para 12 grandes portos na Índia, nas principais cidades portuárias do Egito, como Alexandria e Porto Saïd, além de Calabar e Porto Harcourt na Nigéria.

Estima-se que a solução seja expandida para mais de 200 embarcações na Nigéria, 1.600 embarcações na Índia e 180 embarcações no Egito, ajudando empresas e seus parceiros locais da cadeia de suprimentos a resolver tentativas de corrupção com a assistência de agências governamentais.

A MACN afirma que os armadores que utilizam o HelpDesk na Nigéria reduziram custos operacionais em até $150.000 por escala no porto, evitando atrasos, papelada desnecessária e demandas corruptas ao utilizar a solução.

Fonte: Splash247

Clique aqui para ler o texto original: https://splash247.com/usaid-provides-funding-to-fight-maritime-corruption-in-major-ports/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.