Fruta

Argentina pressiona EUA por maior acesso ao mercado de frutas cítricas

out, 22, 2024 Postado porGabriel Malheiros

Semana202442

Governo de Milei intensifica negociações com os EUA para exportação de laranjas, tangerinas e toranjas

Sete anos após a retomada das exportações de limões argentinos para os Estados Unidos, após um hiato de 17 anos, o governo de Javier Milei reabriu as negociações com os EUA para ampliar o acesso a outras frutas cítricas.

Conforme relatado pelo El Entre Ríos, Juan Pazo, secretário de Coordenação de Produção, e Esteban Marzoratti, subsecretário de Comércio Exterior, estiveram recentemente no Departamento de Comércio dos EUA para discutir a abertura de mercado e a possibilidade de aumentar as cotas de exportação de outros produtos argentinos.

Membros da delegação do Ministério da Economia da Argentina descreveram as negociações como “muito positivas”. No entanto, a ampliação do acesso de cítricos ao mercado americano ainda depende da conclusão das certificações fitossanitárias necessárias.

Embora os limões argentinos já sejam exportados para diversos países, o Ministério da Economia acredita que outras frutas cítricas, como laranjas, tangerinas e toranjas, também têm grande potencial em mercados internacionais. Os EUA, por exemplo, são o quarto maior importador de cítricos doces do mundo e se tornam cada vez mais atraentes devido à queda na produção interna de laranjas e tangerinas.

Apesar de ser o quarto maior produtor dessas frutas no Hemisfério Sul, com uma produção anual de cerca de 1,6 milhão de toneladas, a Argentina ainda fica atrás de outros países da região, como Chile e Peru, no volume de exportações.

Fonte: Fruitnet.com

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.