Navegação

Lucro do Canal do Panamá aumenta para $3,45 bilhões, apesar da seca

out, 28, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202443

O lucro do Canal do Panamá aumentou cerca de 9,5% no ano fiscal encerrado em setembro, alcançando $3,45 bilhões, apesar de uma grave seca que reduziu o número de embarcações que passaram pelo canal, informou sua autoridade na sexta-feira, 25 de outubro.

O terceiro ano mais seco na história do canal reduziu a quantidade de água disponível para operação, forçando a autoridade a limitar o número de navios autorizados a passar por dia entre o final de 2023 e o início de 2024, ao mesmo tempo em que restringia seu calado máximo permitido.

As restrições, que causaram longas esperas para algumas embarcações e obrigaram outras a buscar rotas alternativas, foram removidas mais tarde neste ano, após as chuvas reabastecerem os reservatórios de água do país.

O canal movimentou 423 milhões de toneladas de carga por meio de suas eclusas e registrou uma média de 27,3 navios por dia, abaixo dos cerca de 36 do ano anterior. No entanto, uma redução de 5% nos custos operacionais ajudou a minimizar o impacto financeiro da seca.

A receita aumentou em $18 milhões, totalizando $4,99 bilhões, informou o vice-presidente de finanças da autoridade, Victor Vial, a jornalistas, citando números preliminares.

O canal, que frequentemente não está preenchendo as 36 vagas de passagem por dia que está oferecendo atualmente, está adicionando incentivos para que alguns navios retornem, incluindo graneleiros e petroleiros de gás natural liquefeito, enquanto avança com projetos de $8,5 bilhões para os próximos sete anos, incluindo nova infraestrutura.

“Os trânsitos estão se recuperando lentamente”, disse Vial.

Um novo sistema de reservas de longo prazo permite que os transportadores participem de leilões para garantir vagas com até um ano de antecedência. Outras medidas incluem estratégias de conservação que reduziram o uso de água para cada passagem em 12% no ano fiscal.

O Panamá está apostando em um projeto de $1,6 bilhão para represar o rio Indio como uma solução de longo prazo para lidar com eventos climáticos extremos. A criação do novo reservatório deve exigir a realocação de centenas de famílias que vivem nas proximidades da área do canal.

Reportagem de Elida Moreno e Marianna Parraga; Edição de Leslie Adler, Richard Chang e David Gregorio

Fonte: Reuters

Clique aqui para ler o texto original: https://www.reuters.com/markets/commodities/panama-canals-net-income-rose-345-bln-fiscal-year-despite-drought-2024-10-25/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.