Economia

Trabalhadores argentinos realizam grande greve

out, 30, 2024 Postado porSylvia Schandert

Semana202443

O principal sindicato de trabalhadores públicos da Argentina, a Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE), lançou ao meio-dia de terça-feira uma greve de 36 horas para protestar contra os recentes cortes de empregos e redução de gastos da administração libertária do presidente Javier Milei, além de exigir ajustes salariais para enfrentar a inflação. A medida também é alimentada por uma paralisação de 24 horas que afeta serviços de transporte aéreo, ferroviário e subterrâneo.

O porta-voz da presidência, Manuel Adorni, afirmou que apenas os “privilegiados que podem se dar ao luxo de parar” se juntariam ao protesto, enquanto “os bons argentinos não têm essa possibilidade nem querem parar.” Ele também destacou que essas greves “prejudicam aqueles que querem trabalhar.”

Nos primeiros oito meses de 2024, os salários do setor público acumularam um aumento de 93,5% em comparação a 116,1% no setor privado, em meio a uma inflação de 94,8%. No entanto, a ATE afirma que os funcionários públicos perderam 34 pontos percentuais em relação à inflação desde que Milei assumiu o cargo. O sindicato também argumenta que 75% dos funcionários do Estado ganham salários abaixo da linha da pobreza, de acordo com dados de setembro.

Independentemente disso, a administração libertária planeja aprofundar ainda mais suas chamadas políticas de “serra elétrica” com a privatização da Aerolíneas Argentinas à vista, enquanto a de Metrogas já foi anunciada.

Até agora, sob Milei, cerca de 28.500 empregos públicos foram cortados. Além disso, cerca de 40.000 trabalhadores temporários passarão por um teste de adequação para determinar sua continuidade, enquanto outros 10.000 serão incentivados a iniciar seus procedimentos de aposentadoria. Os planos de privatização de Milei para empresas públicas também afetarão numerosas pessoas que trabalham lá.

Fonte: MercoPress

Clique aqui para ler o texto original: https://en.mercopress.com/2024/10/30/argentine-workers-carry-out-major-strike#google_vignette

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.