Brasil e Argentina assinam acordo para estudar exportação de gás de Vaca Muerta
nov, 18, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202444
Brasil e Argentina assinaram um memorando de entendimento (MOU) na segunda-feira para estudar o desenvolvimento de infraestrutura para exportação de gás natural para o Brasil, segundo uma fonte próxima ao assunto.
O MOU criará um grupo de trabalho para identificar as medidas necessárias para viabilizar o fornecimento de gás da Argentina para o Brasil, com ênfase no gás da vasta formação de Vaca Muerta, informou o Ministério de Minas e Energia do Brasil em um comunicado anunciando que o acordo seria assinado.
O grupo de trabalho analisará as possíveis rotas para o gás chegar ao Brasil, incluindo a reversão do fluxo do gasoduto da Bolívia, uma rota passando pelo Paraguai e outra pelo Uruguai, de acordo com a fonte.
Os dois países também analisarão a possibilidade de uma conexão direta em Uruguaiana, uma cidade brasileira que faz fronteira com a Argentina, disse a fonte.
O Brasil é o maior produtor de petróleo da América Latina, mas sua produção de gás é insuficiente para atender à crescente demanda interna, o que tornou o aumento do fornecimento de gás uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Vaca Muerta é a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta maior reserva de petróleo de xisto. A estatal de petróleo argentina YPF lidera as atividades na região, com a esperança de transformar o país em um grande exportador de energia.
Fonte: Reuters
Clique aqui para ler o texto original: https://www.reuters.com/business/energy/brazil-argentina-sign-mou-studies-gas-exports-from-vaca-muerta-2024-11-18/
-
Regras de Comércio
set, 27, 2021
0
Brasil entra em duas disputas na OMC como terceira parte
-
Outras Cargas
set, 04, 2024
0
Entregas de fertilizantes caem 1,8% no primeiro semestre de 2024
-
Portos e Terminais
abr, 21, 2021
0
Porto de Itaguaí está operando normalmente e nega irregularidades
-
Portos e Terminais
maio, 16, 2024
0
Governo do Estado e VLI assinam memorando de estudos para ampliação do Porto do Itaqui