Porto de Paranaguá será pioneiro com concessão do primeiro canal de acesso público do Brasil
dez, 09, 2024 Postado porDenise VileraSemana202447
O Ministério de Portos e Aeroportos deu um passo histórico nesta sexta-feira (6) ao assinar a ordem para a concessão do Porto de Paranaguá. Trata-se do primeiro projeto de concessão de um canal de acesso portuário no país.
A expectativa é que o processo de concessão seja concluído ainda no primeiro semestre de 2025. O contrato prevê que a empresa concessionária assuma a gestão do canal por 25 anos, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos. Ao longo desse período, estima-se que mais de R$ 1 bilhão sejam investidos em melhorias e modernização.
Com essa iniciativa, o Porto de Paranaguá será o primeiro do Brasil a ter 100% de suas áreas regularizadas, por meio de arrendamentos e concessões. Para 2024, a projeção é movimentar um volume recorde de 67 milhões de toneladas de cargas nos portos do Paraná.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as obras e melhorias previstas na concessão dobrarão a capacidade do Porto de Paranaguá. Ele também destacou que o projeto já foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e que, após a aprovação, abrirá caminho para concessões semelhantes nos portos de Santos e Itajaí.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, reforçou a importância estratégica de Paranaguá para a logística brasileira, especialmente no agronegócio. “O porto é líder na movimentação do complexo soja (grãos, farelo e óleo) e na importação de fertilizantes, respondendo por 25% do total consumido no Brasil”, afirmou.
Atualmente, o complexo portuário de Paranaguá também é responsável por 33% de toda a descarga de fertilizantes importados pelo país, consolidando-se como peça-chave na cadeia logística nacional.
Aqui está um gráfico revelando os dez principais produtos mais exportados pelo Porto de Paranaguá em 2024. Os dados vêm do DataLiner.
Principais Cargas do Porto de Paranaguá | 2024 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Além da assinatura para a concessão, o evento marcou o lançamento do edital para o primeiro bloco de licitações do Porto de Paranaguá, previsto para 2025. O leilão, agendado para fevereiro, inclui cinco áreas (PAR14, PAR15, RDJ10, RDJ11 e MCP01), destinadas à movimentação e armazenagem de granéis sólidos e vegetais.
Fonte: CNN Brasil
-
Portos e Terminais
jul, 12, 2019
0
Antaq altera data de leilões de áreas nos portos de Santos e Paranaguá
-
Navegação
ago, 12, 2021
0
Navio navegando sob a bandeira do Panamá encalha no norte do Japão e se divide em dois
-
Grãos
ago, 12, 2022
0
Grãos: Conab projeta safra do Brasil em mais de 271 milhões de toneladas
-
Grãos
set, 05, 2022
0
Grãos: exportação da Argentina rendem US$ 3,4 bilhões em agosto