O que é Arco Norte e por que é importante para o Ceará ingressar nele?
dez, 09, 2024 Postado porSylvia SchandertSemana202447
Ganhando cada vez mais destaque no setor portuário, o Ceará pode alavancar suas operações ao integrar o Arco Norte – uma área estratégia que abrange portos do Norte e Nordeste.
A divisão logística escoa boa parte da produção agrícola das duas regiões e do Centro-Oeste, principalmente soja, milho e outros granéis. O arco busca se tornar o corredor mais competitivo de exportação de commodities do Brasil.
Entre os terminais que integram a área estão os portos de São Luís (MA), Salvador (BA), Santarém (PA) e Itacoatiara (AM).
Para Gabriela Costa, diretora-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), uma das soluções de crescimento da área pode ser realizar o escoamento via Ceará.
“É natural que os portos do Ceará sejam soluções logísticas interessantes. Dependendo do que surja de necessidade de escoamento de carga do Arco Norte, é uma possível solução fazer escoamento via Ceará”, aponta.
A executiva, que participou da Expolog 2024 em Fortaleza, destaca que integrar a área logística é uma boa oportunidade de negócio para o Estado. O Arco Norte foi responsável por 40% das exportações de milho e soja de janeiro a agosto, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Considerando todas as cargas exportadas para além dos granéis, entre contêineres, minério e combustíveis, o percentual chega a 32%.
A expectativa é que o arco chegue à capacidade instalada de 100 milhões de toneladas de grãos nos próximos cinco anos, segundo a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), que estabelece interlocução para intensificar o centro logístico.
PORTO DO MUCURIPE TEM INTERESSE
O Porto de Fortaleza, no bairro Mucuripe, tem interesse em aderir ao Arco Norte. O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, destaca que são realizados investimentos para que o terminal se torne apto a realizar o transporte das commodities.
Aqui está um gráfico revelando os dez principais produtos mais exportados pelo Porto de Fortaleza em 2024. Os dados vêm do DataLiner.
Principais Cargas do Porto de Fortaleza | 2024 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
“Faz parte do plano estratégico da Companhia Docas do Ceará modernizar a infraestrutura do porto, garantindo aos diversos parceiros as condições para o crescimento da movimentação. A empresa está investindo vultosa quantia em consultorias e projetos para a garantia dessa participação”, aponta Gomes.
Já o Porto do Pecém, o maior do Ceará em movimentações, não tem nenhuma negociação oficial sobre o tema.
O Arco Norte abrange cinco portos públicos e diversos terminais portuários privados.
BUSCA PELA REDUÇÃO DE CUSTOS
A articulação do Arco Norte tem como principal objetivo reduzir os custos logísticas, explica o especialista em despacho aduaneiro Augusto Fernandes, da JM Negocios Internacionais, Augusto Fernandes.
“Essa cadeia logística visa juntar transporte aquaviário, rodoviário e portuário. Essa solução é desejada para escapar do Porto de Santos, que tem o maior custo da América Latina”, aponta.
Os portos do Nordeste, que foram integrados ao Arco Norte mais recentemente, ganham relevância devido à distância para os principais mercados consumidores das commodities: Europa e Ásia.
O especialista destaca que o centro logístico deve investir em aumentar a competitividade para reduzir os custos da produção brasileira.
“A China tem feito seu trabalho de casa e já tem um porto na América Latina [no Peru]. Ela pode ter pretensão de integralizar tudo em um porto próprio, o que não favorece o Brasil, porque os custos logísticos beneficiariam outro país”, comenta.
Fonte: Diário do Nordeste
Clique aqui para ler o texto original: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/o-que-e-arco-norte-e-por-que-e-importante-para-o-ceara-ingressar-nele-1.3589384
-
Grãos
abr, 09, 2020
0
USDA reduz estimativa de safra de soja do Brasil
-
Portos e Terminais
jan, 21, 2020
0
Porto de Imbituba realiza embarque recorde de granel sólido
-
Carnes
set, 26, 2022
0
Suínos: Pamplona Alimentos exporta primeiro de cinco lotes de carne destinados ao Canadá
-
Carnes
set, 13, 2021
0
Indústria brasileira de aves rebate crítica de ministro francês