
Brasil começará a exportar banana e nozes para 5 países da Eurásia
dez, 20, 2024 Postado porGabriel MalheirosSemana202448
O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio de autorizações, por governos de diversos países, para a exportação de novos produtos agropecuários pelo Brasil.
Autoridades da União Econômica Euroasiática (UEE) – composta por Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia – autorizaram a exportação de bananas e nozes do Brasil para aquele mercado. Neste ano, o Brasil exportou mais de USD 1,3 bilhão em produtos agropecuários para a UEE.
Além disso, o agronegócio brasileiro terá novas oportunidades na Arábia Saudita, que confirmou a autorização para que o Brasil exporte erva-mate e frutos secos de macadâmia àquele país. Em 2024, as exportações agrícolas brasileiras para o mercado saudita ultrapassaram US$ 2,3 bilhões.
O governo da Tailândia, por sua vez, autorizou o Brasil a exportar farinhas e óleo de pescado, produtos de alto valor proteico e energético, com diversos usos industriais. Entre janeiro e novembro de 2024, o país importou mais de US$ 2,7 bilhões em produtos agropecuários do Brasil.
Essas negociações refletem o esforço do governo brasileiro para diversificar a pauta de exportação e consolidar o relacionamento comercial do Brasil com diferentes parceiros. As aberturas de mercado demonstram ainda o elevado nível de confiança internacional nos sistemas de controle sanitário e fitossanitário do Brasil.
Com os anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 221 aberturas de mercado em 2024, totalizando 299 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023.
-
Navegação
set, 16, 2024
0
ONE lança novo serviço East Coast South America Express 3
-
Carnes
mar, 20, 2025
0
Relação comercial entre Paraguai e Taiwan cresce, com destaque para carne suína
-
Portos e Terminais
out, 17, 2024
0
Leilão de terminal no Porto de Santos é visto como solução para aumento de capacidade
-
Portos e Terminais
set, 27, 2023
0
Porto de Santos ultrapassa 111 milhões de toneladas de carga no ano e mantém crescimento recorde